Pedro Sousa: “Com diálogo e proximidade, vamos valorizar e desenvolver os clubes”

Pedro Sousa foi eleito, esta sexta-feira, 12 de setembro, novo presidente da Associação de Futebol de Braga (AF Braga), sucedendo a Manuel Machado na liderança do organismo.

© Pedro Sousa

O ato eleitoral, que contou com a participação de 204 dos 217 clubes com direito a voto (94%), registou uma adesão histórica: dos 4800 votos possíveis, foram expressos 4689 (98%).

A Lista B, encabeçada por Pedro Sousa, alcançou uma vitória expressiva com 3205 votos (68,35%), contra 1450 (31,15%) da Lista A, liderada por José de Azevedo. Houve ainda 21 votos em branco e 13 nulos, segundo os dados oficiais da AF Braga.

No discurso após a vitória, Pedro Sousa assumiu o resultado com “orgulho e responsabilidade”, agradecendo a confiança dos clubes e destacando a elevada participação eleitoral: “Quero começar por agradecer, de forma sentida, a confiança dos clubes que, com a sua voz e o seu voto, me elegeram presidente da Associação de Futebol de Braga. A participação de 204 dos 217 clubes neste ato eleitoral faz desta a maior eleição de sempre da AF Braga, um sinal inequívoco de força, vitalidade e compromisso com o futuro desta instituição centenária”.

O novo presidente deixou ainda uma palavra de reconhecimento ao adversário direto, José de Azevedo, e ao seu antecessor, Manuel Machado, que liderou a associação durante mais de 40 anos: “Quero deixar um cumprimento democrático ao meu adversário, cuja participação ajudou a enriquecer e fortalecer a nossa vida associativa. Nesta hora, não posso deixar de homenagear o presidente Manuel Machado, por mais de quatro décadas ao serviço do futebol distrital”.

Pedro Sousa sublinhou a necessidade de “um novo ciclo de modernização e progresso” assente na proximidade com os clubes: “Acredito firmemente que, se a Associação for governada numa base de maior abertura, diálogo, proximidade e permanente articulação com os clubes – o verdadeiro motor e coração da nossa instituição – tem todas as condições para iniciar um ciclo virtuoso centrado na sua valorização e desenvolvimento”.

Com uma ligação de longa data à AF Braga, onde já desempenhou diversas funções, Pedro Sousa é também deputado na Assembleia da República e presidente da concelhia do PS Braga, cargos que deverá abandonar para se dedicar em exclusivo à nova responsabilidade.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS