Peregrinação à Penha cumpre 132ª edição a 14 de setembro

A 132ª Peregrinação Arciprestal à Penha, considerada a maior manifestação religiosa do concelho de Guimarães, realiza-se a 14 de setembro, sob o lema “Com Maria, Peregrinos da Esperança”, e será presidida pelo Cónego José Paulo Abreu.

© Mais Guimarães

O programa arranca no domingo, 7 de setembro, às 15h30, com a recitação do Terço e a celebração da Eucaristia no Santuário da Penha, seguindo-se a descida da Imagem Peregrina até Santa Maria de Silvares. Entre 8 e 13 de setembro terão lugar as novenas de preparação, na Zona Pastoral de Pevidém. No sábado, dia 13, pelas 20h00, inicia-se o envio da Imagem para a Colegiada da Oliveira, com acolhimento às 21h00 no Largo da Condessa do Juncal e procissão pela rua Egas Moniz até à igreja matriz do centro histórico.

No dia 14 de setembro, dia da peregrinação, o programa começa cedo, às 08h00, com Eucaristia no recinto do Santuário da Penha. Quinze minutos depois, inicia-se a caminhada desde a Colegiada da Oliveira até ao alto da Penha, acompanhada por fanfarras e escuteiros, com passagem pela freguesia da Costa e chegada prevista para as 11h00. Nesse momento, será celebrada a Eucaristia campal da peregrinação, presidida pelo Cónego José Paulo Abreu. Durante a tarde, a partir das 15h00, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ronfe anima o Largo da Comissão com música e danças tradicionais.

Para facilitar a participação, a Irmandade da Penha e a Guimabus disponibilizam transporte em autocarros elétricos, num circuito entre a central de camionagem de Guimarães, o Campo da Feira e o parque n.º 3 da Penha. As partidas em direção à Penha começam às 07h15, com saídas de 20 em 20 minutos até às 9h00 e de 30 em 30 minutos a partir dessa hora. O regresso inicia-se às 8h00, sendo assegurado em intervalos regulares ao longo do dia.

A peregrinação integra-se ainda na programação cultural “O Verão é na Penha”, que inclui, nos dias 6 e 7 de setembro, o VI Festival Penha Clássicos, organizado pelo Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, no dia 13, às 22h00, um concerto da banda vimaranense Fragmentos, e no próprio dia da peregrinação, às 15h00, a atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ronfe.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS