Pevidém reforça programa do Carnaval 2025 para cinco dias

Com o mesmo lema, "Venha quem vier, o Carnaval é em Pevidém", foi apresentado esta sexta-feira, dia 17, o programa deste evento que é já marca da vila.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Este ano o espírito carnavalesco estará patente nas ruas entre 28 de fevereiro e 04 de março, um alargamento do programa que Rui Fernandes, presidente da “Sol no Miral” (Teatro Coelima), justifica com o crescimento, ano após ano, do envolvimento da população e também da adesão de forasteiros ao Carnaval de Pevidém, que distingue pela autenticidade e pelo tradicional.
Com origem no tradicional “Entrudo Português”, o Carnaval de Pevidém nasceu de um trabalho voluntário da “Sol do Miral” (Teatro Coelima), que envolve toda a comunidade para manter viva esta tradição.

O programa arranca dia 28 de fevereiro, com o Desfile Infantil/Carnaval das Escolas, que vai percorrer as principais ruas da vila, numa organização do Agrupamento Escolas Pevidém.
Das 19h00 à 01h00, o “Dá Baile & Dá ao Dente”, na Praça Francisco Inácio, com animação do DJ Pidá e ValkiBoys.
No 01 de março, sábado, a partir das 10h00 animação de rua com o Grupo de Bombos S. João de Felgueiras, às 15h00 o Rally da Orelheira pelas tascas da vila e a animação à noite está prometida com o grupo “Animinho”, seguido do DJ Miguel Mendes, Los Bandidos e Filipe Miranda.

No domingo gordo, 02 de março, às 15h00 o Rogar ao Entrudo, que terá música ao vivo, com Ezequiel Sousa. O “Dá Baile & Dá ao Dente” na Praça Francisco Inácio, que terá a vertente gastronómica disponível, arranca às 17h00 e vai até às 22h00, com Sérginho Acústico e o DJ Pidá.
Na segunda-feira, dia 03, entre as 19h00 e as 02h00, as atenções centram-se na Praça, com “Incri.Bel” e a Banda Brisa do Marão, assim como oe spetáculo 80′ Forever, o DJ Pedro Tabuadas e Carlos Regadas. A partir das 23h59, a animação estará entregue ao Marau’s Bar.

No dia de Carnaval é onde estão centradas todas as expetativas. A partir das 15h00 espera-se uma enchente pelas ruas de Pevidém para ver o desfile, que contará com seis carros alegóricos: Carros da Vila de Pevidém, o Carro da Criança, este ano dedicado a “Toy Story”, o Carro Vinho Verde (Seios do Selho), assim como o Carro “Selhus Venuis TV”, o Carro “Rainha Carnaval” e o Carro do Entrudo.

A julgar pelo que aconteceu o ano passado, é certo o número de carros com que inicia o desfile, mas menos certo o número com que acaba. Segundo Rui Fernandes, em 2024 o corso carnavalesco terminou com 21 carros, que se foram juntando ao longo do percurso, o que prova o envolvimento da comunidade.
O dia termina com o Enterro do Entrudo, com a Leitura do Testamento que contará com a atuação do Grupo de Concertinas “Amigos de Pevidém”, no Mercado da Vila.

Vinte mil euros de orçamento, com pedido especial à Câmara

A Junta de Freguesia de Pevidém, representada esta tarde pelo autarca António Ribeiro, atribuiu à organização do Carnaval 1.250 euros, a Câmara dá um apoio de 1.500 euros, mas Rui Fernandes deixou o apelo ao vereador Paulo Lopes Silva para rever o valor, tendo em conta a antiguidade, o significado e o crescimento das comemorações do Carnaval naquela vila. Ficou o compromisso de rever o valor e acrescentar.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES