Pint of Science: cientistas apresentam de modo simples os seus projetos

O festival anual “Pint of Science” regressa nos dias 17, 18 e 19 de maio a Portugal, com 90 cientistas a apresentarem de modo simples e acessível os seus projetos à sociedade. A iniciativa tem sessões às 19h00, 20h00 e 21h00 de cada dia nas cidades de Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Aveiro e, em estreia, Coimbra e Viseu, mas face à pandemia decorrem sobretudo online.

Foto: DR

No programa de Braga e Guimarães, 24 dos 30 investigadores são da Universidade do Minho, afetos a 14 unidades científicas e de interação, o que evidencia a qualidade e a diversidade da ciência aí produzida. Juntam-se ainda oradores da Universidade de Virgínia (EUA), do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S).

Esta edição tem os temas ”Ter muita lata”, “O nosso mundo” e “Chatear Camões”, abordando por exemplo os recursos hídricos, a bioenergia, os incêndios, a gestação humana, a inteligência artificial, o terrorismo, a saúde mental e a engenharia de tecidos. As sessões são no facebook do Pint of Science Braga e na plataforma digital Nooks, com várias salas em simultâneo ao dispor.

Em Guimarães, o palco de segunda-feira, dia 17, fica entregue a Miguel Oliveira (Grupo 3B’s), Bruno Sarmento (i3S), Micael Gonçalves (spin-off GenSys) e Fernando Ribeiro (Algoritmi). No dia seguinte discursam Cândida Vilarinho (Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos), Henrique Santos (Algoritmi), Rogério Pirraco (Grupo 3B’s) e Isabel Veiga (ICVS). No dia 19, entram Inês Pinto (INL), Bruno Costa (ICVS), Susana Catarino e Óscar Carvalho (ambos do Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos).

Em Braga, na segunda-feira intervêm Cláudia Carvalho (Centro de Biologia Molecular e Ambiental, CBMA), Andreia Salvador (Centro de Engenharia Biológica, CEB), Diana Martins (Centro de Investigação em Estudos da Criança), Eloy Rodrigues (Serviços de Documentação), Catarina Moura (INL) e Pedro Morgado (Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, ICVS). A noite seguinte é para Bruno Castro, Francisco Carvalho (ambos do CBMA), Mariana Boçon, Anabela Gonçalves (ambas do Centro de Investigação em Justiça e Governação), Sara Abalde (INL) e Carlos Honrado (Universidade de Virgínia). Na quarta-feira estão Teresa Valente (Instituto de Ciências da Terra), Filomena Costa (CEB), Ana Paula Brandão (Centro de Investigação em Ciência Política), Catarina Neves (Centro de Ética, Política e Sociedade), Ernesto Galvão (INL) e Miguel Costa (Algoritmi).

Pint of Science” é uma associação sem fins lucrativos, cujo conceito nasceu em 2012 por dois neurocientistas do Imperial College (Reino Unido). O festival estreou-se em Portugal em 2018, chegando a Braga em 2019 e a Guimarães em 2020, tendo nestas cidades a coorganização de membros da UMinho. Devido à pandemia, o programa passou dos bares para o meio online, mas o objetivo mantém-se: promover o conhecimento e a discussão científica de forma c

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?