PJ de Braga apreende uma tonelada de cocaína em operação “White Sugar”

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, apreendeu cerca de uma tonelada de cocaína e deteve três suspeitos, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico internacional de droga por via marítima. A ação contou com a colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

© Polícia Judiciária

A operação, denominada “White Sugar”, decorreu nos últimos dias na região do Baixo Minho e no Porto de Leixões, onde foram intercetados e fiscalizados dez contentores provenientes da América do Sul. No interior, as autoridades encontraram a droga dissimulada entre centenas de sacos de açúcar de 50 quilos, apresentando um elevado grau de pureza.

Segundo a PJ, esta é a maior apreensão de cocaína alguma vez realizada pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga. A investigação teve início no final de 2025, no âmbito de um inquérito que apura crimes de tráfico de estupefacientes agravado, associação criminosa e branqueamento de capitais, envolvendo alegadas atividades encobertas por sociedades comerciais estabelecidas em Portugal.

Após o desalfandegamento, os contentores seriam transportados para um armazém da empresa importadora, onde o produto estupefaciente seria retirado e posteriormente distribuído.

Os três detidos, de nacionalidade portuguesa e brasileira, serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Guimarães para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.

O inquérito é dirigido pelo DIAP de Vila Nova de Famalicão.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS