Plano de desconfinamento “prevê reabertura a conta gotas”

António Costa anunciou o plano de desconfinamento esta quinta-feira, afirmando que “o esforço extraordinário permitiu-nos chegar hoje com segurança ao momento de plano de reabertura progressiva da sociedade, reabertura a conta gotas”.

Até a Páscoa, o pedido é o de “manter o dever geral de recolhimento”, disse Costa. A proibição de circulação entre concelhos mantém-se nos próximos fins de semanas e também na semana anterior à Páscoa, entre 26 de março e 5 de abril.

A reavalição das medidas de desconfinamento será feita consoante os níveis de risco. As medidas de confinamento serão baseadas em quatro níveis de risco, que vão clarificar os avanços e recuos do desconfinamento.

A 5 de maio vai ser feita uma nova reavaliação do plano de desconfinamento, confirma o primeiro-ministro.

Abertura a 15 de março

Na próxima semana, a 15 de março, abrem escolas do 1.º ciclo, creches, pré-escolar e ATLs para as mesmas idades. Cabeleireiros e barbeiros também poderão abrir, bem como comércio ao postigo, livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária e bibliotecas e arquivos.

Abertura a 5 de abril

A 5 de abril abrem 2.º e 3.º ciclos e ATLs para as mesmas idades e Equipamentos sociais na área da deficiência. Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares abrirão também nesta fase, juntamente com lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua e esplanadas, num máximo de quatro pessoas.

A abertura de feiras e mercados não alimentares dependerá de cada município. Será possível a realização de modalidades desportivas de baixo risco e de atividade física ao ar livre até quatro pessoas e ginásios sem aulas de grupo.

Abertura a 19 de abril

O ensino secundário e superior deverão voltar às aulas presenciais a 19 de abril, mesma data em que abrem cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos.

As lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação começam a funcionar também nesta fase e abrem todas as lojas e centros comerciais, bem como restaurantes, cafés e pastelarias (num máximo de quatro pessoas ou seis em esplanadas.

A realização de modalidades desportivas de médio risco passa a ser permitida, assim como atividade física ao ar livre até seis pessoas e ginásios sem aulas de grupo.

Poderão haver eventos exteriores com diminuição de lotação e casamentos e batizados com 25% de lotação.

Abertura a 3 de maio

Restaurantes, cafés e pastelarias, com máximo de seis pessoas ou 10 em esplanadas, podem abrir, sem limite de horário, a 3 de maio.

Todas as modalidades desportivas passam a poder ser praticadas nesta data assim como a atividade física ao ar livre e ginásios;

Grandes eventos exteriores e eventos interiores continuam com diminuição de lotação e casamentos e batizados podem acontecer com 50% de lotação.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?