PJ desmantela rede de produção de cocaína em moradia na freguesia de Gondomar
A Polícia Judiciária desmantelou, na noite da passada sexta-feira, dia 10 de novembro, uma rede de produção e tráfico de cocaína, que era produzida numa moradia localizada na freguesia de Gondomar, em Guimarães. O corpo policial deteve quatro arguidos, que ficaram em prisão preventiva.

A PJ descobriu que o laboratório produzia e exportava cem quilos de cocaína por semana, quantidade avaliada em cerca de dez milhões de euros. Tratava-se de um laboratório de transformação de pasta em cloridrato de cocaína que chegava todos os dias oriunda da Colômbia através de meio aéreo. Dos quatro detidos, dois têm cidadania brasileira e dois são colombianos, e eram os responsáveis pelo funcionamento daquele laboratório 24 horas por dia.
Nas buscas, a PJ encontrou 50 quilos de cocaína, quantidade suficiente para 250 mil doses, no laboratório que estava espalhado por toda a habitação. A polícia ainda apreendeu armas de fogo, munições, um automóvel e 17 mil euros em moeda estrangeira. Além disso, o corpo policial encontrou grandes quantidades de químicos destinados à transformação, e decantadores, ventiladores e prensas para embalar o produto.
Em comunicado, o corpo policial explica que “as intensas diligências encetadas nos últimos meses permitiram à Polícia Judiciária a recolha de informação e consequente obtenção de vasta matéria probatória que culminou com a localização de uma residência sita em local rural e isolado, na freguesia de Gondomar, Guimarães, a qual servia de albergue a um laboratório de dimensões consideráveis, onde, diariamente e de forma contínua, dois indivíduos procediam ao processo de transformação de pasta de coca em produto final ilícito, apto ao consumo humano”.
Na noite da passada sexta-feira, dia 10 de novembro, foi desencadeada a operação que culminou com a detenção dos quatro indivíduos, “três em flagrante delito e um em cumprimento de mandado de detenção emitido pela Autoridade de Polícia Criminal”, como indica o comunicado da PJ.
Os detidos foram presentes ao Tribunal de Vila Nova de Famalicão, onde lhes foi decretada a medida de coação de prisão preventiva. Os quatro cidadãos estavam indiciados pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, branqueamento de capitais e detenção de arma proibida.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 7, 2023
A segunda fase da I Divisão de voleibol, disputada entre os oito primeiros classificados, inicia a 17 de dezembro e termina no dia 17 de março do próximo ano.
Dezembro 7, 2023
A PSP alerta para a restrição ao trânsito automóvel e pedonal no próximo sábado, dia 09 de dezembro, no âmbito da partida entre o Vitória e o Sporting
Dezembro 7, 2023
Em parceria com a Casa da Criança de Guimarães, o clube vimaranense promove uma campanha solidária de angariação de alimentos e de bens.