Deputados socialistas enaltecem importância da Europa para Guimarães e para o país

Os deputados socialistas na Assembleia da República estiveram em Guimarães para debater o investimento público do atual Governo e para conhecer os problemas e receios dos vimaranenses. Domingos Bragança destacou que "a Europa alinha com Guimarães" no que diz respeito ao pacto ecológico.

©André Fernandes/ Mais Guimarães

José Luís Carneiro, deputado na Assembleia da República, focou a sua intervenção nas “prioridades do Governo no investimento público”, nomeadamente na construção do novo aeroporto, que deverá ter lugar em Alcochete, na travessia sobre o rio Tejo e na ligação em TGV entre Lisboa e Madrid.

Segundo o socialista, esses investimentos resultaram de “uma consciencialização entre as principais forças políticas para que os projetos tenham estabilidade no seu planeamento e na sua execução, independentemente dos Governos que viesses a exercer funções.” O tribuno explicou que foi o Governo liderado por António Costa que conduziu “o estudo sobre a melhor localização do aeroporto” e que “assumiu uma recomendação inscrita para a construção da nova ponte sobre o Tejo, que cria um anel de circulação e articulação e que garante um serviço essencial a toda a área metropolitana de Lisboa”.

© André Fernandes/ Mais Guimarães

O deputado na Assembleia da República não condena a “prioridade colocada na ligação TGV entre Lisboa e Madrid”, mas questionou o atual Governo se essa prioridade “coloca em causa a calendarização concedida na ligação Lisboa-Porto-Braga-Vigo.”

José Luís Carneiro trouxe consigo outra preocupação, ao nível da regionalização, em que sublinhou que Luís Montenegro, primeiro-ministro português, teceu “palavras de estrangulamento a esse objetivo político.” O tribuno considera que esse é um tema “que merecia melhor acompanhamento, por se tratar de um processo de aproximação às populações e às comunidades.” Por isso, também questionou o Governo sobre “o que pensa sobre a matéria.”

“A Europa alinha com Guimarães” diz Domingos Bragança

© André Fernandes/ Mais Guimarães

Presente no encontro informal realizado na passada terça-feira, dia 21 de maio, Domingos Bragança, presidente do município de Guimarães, enalteceu que a “Europa é muito importante para Guimarães”, dando conta que “90% do que o concelho tem feito, em termos de investimento, provém de fundos europeus.” O edil considera que “a Europa alinha com Guimarães” no que diz respeito ao pacto ecológico, nomeadamente pelos “valores da ecologia, sustentabilidade, ciência, cultura e mobilidade descarbonizada.”

O autarca vimaranense recordou os projetos do município, tal como a “linha de alta velocidade que fará ligação a uma futura estação e o alargamento da via dupla de Guimarães – Porto.”

Ricardo Costa não considera “minimamente aceitável” que a ligação Lisboa-Porto-Braga-Vigo seja “relegado para segundo plano em termos orçamentais e temporais”, justificando que o “motor industrial e económico do país está fixado na zona norte”. O deputado vimaranense recordou que Guimarães, Braga e Famalicão estão entre o top 10 de cidades com maior exportação em todo o país.

© André Fernandes/ Mais Guimarães

O socialista frisou que dar prioridade à ligação TGV entre as duas capitais ibéricas traduz-se em “investir na Espanha e não em Portugal”, pelo que seria uma decisão que “não faz sentido. Não se faz nenhuma reindustrialização sem o Norte por isso é fundamental que tenhamos consciência desta dimensão”, rematou.

Gilberto Anjos, também deputado na Assembleia da República, sublinhou que o Governo do PS teve “ação direta na questão da eliminação das Scouts, um tema importante para a região de Braga”. Os socialistas têm “a responsabilidade de defender” esta temática pela sua “representação na ação do dia a dia”, acrescentou.

No âmbito das Scouts, José Luís Carneiro deu conta que o PS reduziu as portagens em “mais de 60% durante oito anos”, um caminho percorrido “para reduzir os custos nas estradas”. Essa redução traduziu-se num impacto de 157 milhões de euros nos cofres do Governo, contou o socialista, que terminou por dizer que “há disponibilidade por parte do PS em estudar a eliminação das portagens ex-scouts na A7 e na A4, junto a Amarante.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES