Ponte do Soeiro inaugurada a 31 de maio como património arqueológico valorizado
A obra, que respeita integralmente as características históricas e ambientais da ponte, devolve ao território um dos seus elementos patrimoniais mais singulares.

© CMG
A Ponte do Soeiro, que liga Gondar e Serzedelo, estava interdita desde dezembro de 2020. Uma estrutura medieval classificada como património arqueológico no âmbito da Carta de Ordenamento do Plano Diretor Municipal de Guimarães, que está requalificada e que é oficialmente inaugurada no próximo dia 31 de maio, às 11h00, após uma profunda intervenção de restauro e consolidação.
O processo de obra visou reabilitar a ponte, com cerca de 20 metros de comprimento e 3,8 metros de largura, garantindo a sua segurança estrutural e valorização cultural. Antes da intervenção, a ponte apresentava várias anomalias, incluindo a obstrução do arco norte por pedras e vegetação, deformações nas bases dos arcos e irregularidades ao longo do tabuleiro. A obra agora concluída solucionou essas fragilidades, com ações que incluíram a limpeza e consolidação das estruturas, nivelamento do piso com saibro, colocação de um muro baixo nas laterais do tabuleiro, à semelhança do traçado original, e construção de muros em granito junto aos taludes das margens do rio.