“Por favor, cumpram para não termos que voltar a fechar”

Nesta segunda-feira, dia 5, e cumprindo o plano de desconfinamento do Governo, os empresários da restauração puderam voltar as servir os seus clientes, embora só com serviço de esplanada, garantindo o distanciamento, e com um limite de quatro pessoas por mesa.

As esplanadas de Guimarães, como verificamos, encheram-se nesta segunda-feira, com os vimaranenses (já que ainda não era permitida a circulação entre concelhos), que aproveitaram o bom tempo para “matar saudades” do Centro Histórico e de desfrutar de uma refeição num restaurante.

As regras “estão claras” para os empresários, estamos a cumpri-las, até porque ansiávamos há muito por este dia. Mas nem todas as pessoas têm consciência e cumprem”, dizem-nos os empresários.

Pedro Fernandes, com um restaurante no Largo da Oliveira, demonstrava alguma preocupação, garantindo que “O pior que nos poderá acontecer era termos de voltar atrás, voltar a fechar. Isso era mesmo muito mau”.




Para o empresário, em termos financeiros, e “se fizermos bem as contas e considerando que temos de encerrar aos sábados e domingos pelas 13h00, e que estamos a trabalhar com menos de metade da lotação, já que só nos é permitido servir na esplanada, e também sujeitos as condições climatéricas, talvez fosse mais sensato estar fechado e receber o layoff a 100%. Mas psicologicamente tínhamos que abrir, porque isto faz-nos falta”, diz Pedro Fernandes.

Outro empresário aponta a mesma preocupação, concretizando: “Daqui a 15 dias voltamos para casa. Já viu aquela mesa ali?” Apontando para uma das esplanadas com cerca de uma dezena de jovens, sem distanciamento e em animada conversa sem máscara. “Se as pessoas tiverem este comportamento é certo que as coisas não podem correr bem”, lamenta.

“É também um problema, se passarmos uma imagem errada de Guimarães para o exterior, como já estamos a ver com algumas as imagens que circulam nas redes sociais”, diz-nos outro empresário do Centro Histórico de Guimarães.

Os restaurantes, cafés e pastelarias podem agora estar abertos de segunda a sexta-feira até às 22h30 e aos sábados e domingos até às 13h00.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?