Portugal Citius, Altius, Fortius

O lema Olímpico, Citius, Altius, Fortius, que em latim significa "mais rápido, mais alto, mais forte", foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, há uma centena de anos.

© Eliseu Sampaio

100 anos depois, decorreram em Paris os Jogos Olímpicos, que juntaram os melhores dos melhores da maioria das nações do mundo, de 206 países para ser mais preciso, num universo de mais de 10.700 atletas em 32 desportos diferentes.

Portugal esteve representado por 73 atletas em 15 modalidades, tendo alcançado quatro medalhas, igualando a melhor campanha de sempre, a de Tóquio 2020.

Destaque, naturalmente, para Iúri Leitão, o jovem ciclista de Viana do Castelo, que muitos quilómetros fez já nas nossas estradas em provas da Associação de Ciclismo do Minho, e que arrecadou uma medalha de ouro (juntamente com Rui Oliveira) e outra de prata, no ciclismo de pista.

Iúri Leitão esteve, pela última vez em Guimarães a 24 de junho, no passeio de bicicleta Dia Um de Portugal. Quase ninguém deu por isso.

A judoca Patrícia Sampaio foi bronze na categoria até 78kg, tornando-se a quarta portuguesa a subir ao pódio Olímpico na modalidade. Pedro Pichardo ficou com a prata no salto triplo.

Destaque ainda para os bons desempenhos também no triatlo, no tiro com armas, na ginástica de trampolins, na vela, no atletismo, no arremesso de peso e na canoagem.

Portugal tem extraordinários atletas, dos melhores do mundo em várias modalidades.

Pena tenho que a realidade desportiva em Portugal seja o que nós sabemos, e eles sejam praticamente esquecidos. Lembrados, a cada quatro anos.

Obrigado Campeões!

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES