Póvoa de Lanhoso vai ter uma Biblioteca pública Municipal
Póvoa de Lanhoso vai passar a ter uma biblioteca municipal, através da adesão da atual Casa do Livro da vila à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). O anuncio foi feito pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Póvoa de Lanhoso vai passar a ter uma biblioteca municipal, através da adesão da atual Casa do Livro da vila à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). O anuncio foi feito pela Câmara Municipal.
Em comunicado, Fátima Moreira, Vice-Presidente e Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso afirmou que o município está em “condições de formalizar esta adesão e vamos fazer parte da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, isto é um marco para a Póvoa de Lanhoso. A Póvoa de Lanhoso era o único concelho da Comunidade Intermunicipal do Ave que não tinha a sua biblioteca integrada nesta rede! Desde a inauguração da Casa do Livro, no passado mês de Abril, que este era um objetivo que queríamos atingir.”
Recentemente, uma equipa da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) visitou a atual Casa do Livro, de forma a perceber se o espaço dispunha de condições que permitissem oferecer à população serviços bibliotecários de qualidade, cumprindo os requisitos necessários para a assinatura do protocolo. Após a análise, foi concluído que o espaço cumpre os requisitos para aderir à RNBP.
A Casa do Livro abriu em abril deste ano e são “inúmeras as atividades que aquele espaço dinamiza, oferecendo à população um programa vasto e diversificado, destinado a todas as faixas etárias da população”, sublinhou a autarca, que acrescentou que passaram pelo espaço cerca de 550 utilizadores, sendo 290 crianças e jovens inseridos nas atividades oferecidas.
Fátima Moreira vinca que o espaço visa “proporcionar um serviço de biblioteca pública plural, universal e gratuito, desempenhando a sua função social e cultural, sendo um fator de inclusão social, contribuindo para a democratização do acesso à informação, para a participação dos cidadãos na vida pública e para a igualdade de oportunidades”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 14, 2025
A conferência de imprensa acontece às 09h30, no auditório da Academia.
Janeiro 14, 2025
O Executivo Municipal aprovou a instalação no edifício conhecido por Seminário do Verbo Divino de vários projetos de parceira entre o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).
Janeiro 14, 2025
A equipa ocupa o 11º lugar na série A do Campeonato de Portugal, com 16 pontos.