Póvoa de Lanhoso vai ter uma Biblioteca pública Municipal
Póvoa de Lanhoso vai passar a ter uma biblioteca municipal, através da adesão da atual Casa do Livro da vila à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). O anuncio foi feito pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Póvoa de Lanhoso vai passar a ter uma biblioteca municipal, através da adesão da atual Casa do Livro da vila à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). O anuncio foi feito pela Câmara Municipal.
Em comunicado, Fátima Moreira, Vice-Presidente e Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso afirmou que o município está em “condições de formalizar esta adesão e vamos fazer parte da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, isto é um marco para a Póvoa de Lanhoso. A Póvoa de Lanhoso era o único concelho da Comunidade Intermunicipal do Ave que não tinha a sua biblioteca integrada nesta rede! Desde a inauguração da Casa do Livro, no passado mês de Abril, que este era um objetivo que queríamos atingir.”
Recentemente, uma equipa da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) visitou a atual Casa do Livro, de forma a perceber se o espaço dispunha de condições que permitissem oferecer à população serviços bibliotecários de qualidade, cumprindo os requisitos necessários para a assinatura do protocolo. Após a análise, foi concluído que o espaço cumpre os requisitos para aderir à RNBP.
A Casa do Livro abriu em abril deste ano e são “inúmeras as atividades que aquele espaço dinamiza, oferecendo à população um programa vasto e diversificado, destinado a todas as faixas etárias da população”, sublinhou a autarca, que acrescentou que passaram pelo espaço cerca de 550 utilizadores, sendo 290 crianças e jovens inseridos nas atividades oferecidas.
Fátima Moreira vinca que o espaço visa “proporcionar um serviço de biblioteca pública plural, universal e gratuito, desempenhando a sua função social e cultural, sendo um fator de inclusão social, contribuindo para a democratização do acesso à informação, para a participação dos cidadãos na vida pública e para a igualdade de oportunidades”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 17, 2024
Na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, pelas 22h00, no Polidesportivo das Taipas, decorrerá o último concerto da temporada cultural dos Banhos Velhos.
Setembro 17, 2024
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a nave principal do campus de Azurém, em Guimarães, recebe quatro dezenas de spin-offs, start-ups e interfaces nas áreas de engenharia, tecnologia e design, além de palestras, elevator pitches e momentos para novas colaborações e oportunidades de negócio. A iniciativa chama-se “Inovar & Empreender” e tem entrada livre para o público em geral.
Setembro 17, 2024
O Comando Territorial de Braga, através do Posto Territorial da Póvoa de Lanhoso, deteve no domingo um homem de 48 anos por incêndio florestal na freguesia de Serzedelo, no concelho da Póvoa de Lanhoso. O detido, e suspeito da autoria de outros incêndios na zona envolvente, será presente no Tribunal Judicial da Póvoa de Lanhoso nesta terça-feira, dia 17 de setembro, para a aplicação das medidas tidas por adequadas.