PPA assume gesto que agiganta o Natal dos que sofrem de doença e de pobreza
“Um pensamento, uma palavra uma atitude” (PPA) é o nome da associação de apoio a doentes oncológicos, inseridos em meios sociais menos favorecidos.
Foi fundada em 2016 e ajuda pessoas através do fornecimento de materiais e equipamentos como camas articuladas, cadeiras de rodas, cadeiras sanitárias, cadeiras de banho, medicamentos, perucas, próteses capilares e mamárias e viagens. No total, a associação vimaranense já apoiou cerca de mil pessoas, neste ano 2024 já são 200 doentes oncológicos apoiados. Um número que pode aumentar até ao final do ano.
A associação com sede em Guimarães, na Rua D. João IV, tem dois protocolos com a Unidade Local de Saúde do Alto Ave, apoiar os doentes oncológicos e ajudar os doentes nos cuidados paliativos.
Esta semana, está a proceder à entrega de 15 cabazes alimentares ao mesmo número de doentes oncológicos com necessidades prementes, sinalizados pela ULSAA. Fernanda Coelho, a presidente e uma das fundadoras, não esconde a emoção que a invade, depois de constatar as lágrimas de alegria por parte de quem recebe. O Mais Guimarães assistiu a isso mesmo, registando a satisfação dos contemplados, que demonstra bem o impacto que terá o cabaz na noite da ceia de Natal.
“Dá muito trabalho, mas já vínhamos a pensar nisto há muito tempo e é um orgulho podermos fazer esta ação, com as verbas que vamos conseguindo angariar e com as parcerias que temos com os comerciantes”, disse a responsável.
A exigência do trabalho que tem de ser feito é pouca em relação à exigência emocional, para quem lida de perto com estas duas realidades duras, a doença e a pobreza. “Perante o sofrimento deles, pouco podemos fazer, mas estamos aqui para todos aqueles que precisarem”.
A triagem, neste momento, está a ser feita através da assistente social da ULSAA, no entanto, os níveis de pobreza envergonhada disparam os alarmes de que muita gente passa por dificuldades no silêncio. Daí que a PPA também esteja recetiva a ser contactada diretamente por quem precisa. De seguida fará o levantamento e prova das carências sociais, para depois fazer a diferença na vida de cada um.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 4, 2025
Encerrado o mercado de transferências, o Vitória divulgou, ao detalhe, investimentos e encaixes financeiros com as movimentações de jogadores.
Fevereiro 4, 2025
Assinala-se hoje o Dia Mundial de Luta contra o Cancro.
Fevereiro 4, 2025
“Desatar o nó da Habitação” foi o tema da primeira conferência promovida pela candidatura do PS “Afirmar Guimarães”, encabeçada pelo candidato à Câmara, Ricardo Costa.