Prazins Santo Tirso inaugura Centro Comunitário e parque requalificado
A freguesia de Prazins Santo Tirso viveu, este fim de semana, um momento especial com a inauguração do Centro Comunitário Sebastião Martins e da requalificação do Parque Arnaldo Borges.

© CMG
Um dos momentos mais simbólicos foi protagonizado por Salvador Cunha, um jovem de 11 anos, que pediu para usar da palavra. De forma simples e bem-humorada, deixou um apelo aos presentes. “Vamos todos cuidar deste espaço que há tanto tempo esperávamos”, disse, lembrando a “importância de preservar os dois novos equipamentos como bens comuns de todos”.
O novo Centro Comunitário, batizado com o nome de Sebastião Martins, presta homenagem a uma figura marcante da freguesia. O espaço nasce com o propósito de ser um ponto de encontro para todas as gerações.
Na sua intervenção, o presidente da União de Freguesias de Prazins Santo Tirso e Corvite, Carlos Borges, destacou a importância da requalificação do Parque Arnaldo Borges, agora “mais acolhedor e preparado para o lazer e a convivência”. “Este parque é hoje um espaço mais colorido, mais humano, com bancos que convidam à conversa e árvores que guardam sombras e memórias”, afirmou. Sobre o Centro Comunitário, Carlos Borges enalteceu o legado de Sebastião de Freitas Martins, “um homem visionário, de trabalho e amor à sua terra”, sublinhando que o novo espaço será usado por toda a comunidade, servindo como centro cultural, artístico e de aprendizagem.
Carlos Borges deixou também palavras de agradecimento ao presidente da Câmara, Domingos Bragança, “pelo apoio e proximidade demonstrados ao longo do processo”. “Guimarães ficará para sempre marcada pelo seu legado”, disse.
Na sua intervenção, Domingos Bragança elogiou a união da freguesia e a liderança de Carlos Borges: “O que nos distingue é esta proximidade, este sentimento de pertença. Aqui, todos se conhecem, todos se ajudam. Isso é a nossa verdadeira força”. O autarca aproveitou ainda para reconhecer o contributo dos antigos presidentes de junta, Manuel Rodrigues e José Martins, lembrando que “homenagear é também criar referências para o futuro”.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Julho 29, 2026
A equipa sénior feminina do Vitória já conheceu o calendário da Liga BPI para a época 2026/2027, num sorteio que decorreu esta terça-feira na Cidade do Futebol.
Julho 29, 2026
As Festas da Cidade e Gualterianas regressam entre 24 de julho e 3 de agosto e marcam um momento simbólico para Ricardo Araújo. É a primeira vez que vive a principal celebração vimaranense na qualidade de presidente da Câmara Municipal.
Julho 29, 2026
O avançado de 20 anos, assinou um contrato válido por quatro temporadas e é mais uma opção para o ataque da equipa de Guimarães.
Julho 29, 2026
A Associação Guimarães Fado vai marcar presença na XXIV edição do Festival de Fados de Castilla y León, que decorre entre 30 de julho e 1 de agosto, em Zamora, Espanha.
Julho 28, 2026
A Montanha da Penha volta a afirmar-se como um dos principais palcos de verão de Guimarães com a realização da terceira edição do Festival do Espumante.
Julho 28, 2026
A Universidade do Minho recebeu, na passada sexta-feira, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e a secretária de Estado da Ciência e Inovação, Helena Canhão, numa jornada dedicada à ciência, à inovação e à transferência de conhecimento. Em Guimarães, o principal destaque foi o Open Tech Day, promovido pelo DTx – Digital Transformation CoLAB, que reuniu investigadores, empresas, estudantes e parceiros no campus de Azurém.





