Presidente da AAUMinho representa estudantes da aliança europeia Arqus

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Duarte Lopes, foi eleito coordenador do Conselho de Estudantes da Arqus – Aliança Europeia de Universidades, durante a II Conferência Anual deste organismo, em Itália. A Arqus envolve 350.000 alunos de nove universidades de nove países da UE e visa promover ações transformadoras, o multiculturalismo e a excelência.

© Direitos Reservados

Para o mandato até setembro, Duarte Lopes vai ter como vice-presidente a lituana Dominyka Goldbergaitė. A equipa identificou sete das 15 áreas estratégicas desta aliança que podem exigir um maior input estudantil. Duarte Lopes propõe, por exemplo, manter e intensificar um modelo bottom-up, fomentando a participação ativa dos alunos nos processos decisórios do Conselho sobre os objetivos, desafios e atividades da aliança. “A UMinho aderiu à Arqus em janeiro e está a contribuir com a qualidade do seu trabalho para a construção e consolidação deste projeto europeu inovador”, diz Duarte Lopes.

Financiada pelo Programa Erasmus+ e pelo Programa Horizonte 2020 da UE desde 2018, a Arqus é coordenada pela Universidade de Granada (Espanha) e inclui as universidades de Bergen (Noruega), Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha), Lyon (França), Pádua (Itália), Vilnius (Lituânia), Wroclaw (Polónia) e Minho (Portugal).

Nascido há 22 anos em Braga, Duarte Lopes é licenciado em Direito e mestrando em Direito dos Contratos e da Empresa pela UMinho, na qual é membro do Conselho Geral e integrou o Senado Académico. Esteve ainda na direção da Associação de Estudantes de Direito a da Associação de Debates Académicos da UMinho. É, desde janeiro, presidente da AAUMinho, após ter sido presidente adjunto interno e externo e diretor de núcleos, secções e delegações.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?