PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA ESTA TERÇA-FEIRA O GRUPO 3B’S DA UMINHO

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita esta terça-feira, dia 26, às 12h30, o Grupo 3B’s – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho, situado no AvePark – Parque de Ciência e Tecnologia das Caldas das Taipas, em Guimarães.

O Grupo 3B’s foi fundado, em 1999, por Rui L. Reis, vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho e diretor daquela estrutura desde o início. Neste ano de 2019, celebra-se assim o seu 20.º aniversário. O Grupo 3B’s é uma subunidade orgânica do I3Bs – Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da UMinho, desde há precisamente um ano, sendo este Instituto a primeira unidade orgânica de investigação numa instituição de ensino superior em Portugal. A visita do Presidente da República marca, assim, duas celebrações, o 1.º aniversário do I3Bs e o 20.º aniversário do Grupo 3B’s.

O Grupo 3B’s é um dos maiores e mais produtivos grupos científicos portugueses e lidera o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa. O edifício onde desenvolve a sua atividade é considerado um dos melhores em termos de condições de trabalho e disponibilidade de equipamento científico state-of-the-art na Europa. Durante o ano de 2019, está previsto o início de construção de um novo edifício junto ao atual edifício do Grupo, cujo concurso público de empreitada está a decorrer. Este edifício resulta da maior candidatura aprovada no âmbito do Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, num investimento de 10.8 milhões de euros. Este edifício, e respetivo equipamento cientifico de ponta, juntamente com a infraestrutura já existente, criará no AvePark uma TERM Research Hub (hub em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa) com características únicas na Europa que permitirá ao Grupo 3B’s manter a liderança europeia e uma das posições mais fortes a nível mundial nesta área fortemente competitiva e de grande relevância para o futuro da medicina.

O edifício a construir será denominado Instituto Cidade de Guimarães de Materiais Biomédicos Avançados, numa parceria entre a UMinho e a Câmara Municipal de Guimarães. A TERM Hub será também utilizada como a sede do The Discoveries – Centre for Regenerative and Precision Medicine. O The Discoveries Centre é um novo centro de excelência a criar no âmbito do financiamento europeu do H2020 do programa Teaming, com um financiamento de 15 milhões de euros. Trata-se do único projeto do género a ser aprovado com coordenação portuguesa, sendo liderado pelo Grupo 3B’s, através do seu diretor Rui L. Reis, numa parceria com o University College London e as universidades do Porto, Aveiro, Lisboa e nova de Lisboa, prevendo-se que venha a ser uma flagship internacional da investigação científica portuguesa tendo um efeito estruturante nesta.

Aniversários do I3Bs e do Grupo 3B’s são comemorados de tarde

O dia prevê ainda pelas 15h30 no auditório do AvePark uma cerimónia comemorativa do 1º aniversário do I3Bs e do 20º aniversário do Grupo 3B’s. A sessão inicia com a intervenção de Manuela E. Gomes, presidente do I3Bs. Seguem-se uma palestra sobre o passado, presente e futuro do grupo 3B’s, a cargo do seu diretor Rui L. Reis, o discurso do reitor Rui Vieira de Castro e uma visita à exposição de fotografia científica.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?