Professores de greve: Escolas de Guimarães encerradas nesta sexta-feira

Os docentes realizam a primeira greve no atual ano letivo, durante esta sexta-feira, dia 06 de outubro, para exigir melhores condições de trabalho.

© Direitos Reservados

Em Guimarães, as escolas João de Meira, D. Afonso Henriques, Virgínia de Moura, Fernando Távora, S. Torcato, Agrupamento Francisco de Holanda, Pegada e Mosteiro de S. Torcato encontram-se encerradas.

Esta greve foi convocada pela plataforma de nove associações sindicais, nomeadamente a Fenprof, FNE, ASPL, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU, visando a exigência de melhores condições de trabalho, bem como a contabilização integral do tempo de serviço que esteve congelado. A greve desta sexta-feira marca o fim da Semana Europeia dos Professores e realiza-se um dia após o Dia Mundial do Professor (05 de outubro).

No pré-aviso da greve, feito pela plataforma, pode ler-se que “os professores perdem anualmente milhares de euros por não lhes ser contado integralmente o tempo de serviço que cumpriram”.

Recorde-se que, na segunda-feira, dia 02 de outubro, o primeiro-ministro voltou a rejeitar a hipótese de uma recuperação integral do tempo de serviço dos professores, defendendo que o custo “é insustentável para o país” e que “tem de haver equidade” para todas as carreiras da função pública.

 

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS