Programa Eco-Freguesias XXI reconhece 14 freguesias de Guimarães
Guimarães voltou a destacar-se no panorama nacional da sustentabilidade local ao conquistar 14 galardões Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI, atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAAE). A cerimónia de apresentação dos resultados decorreu em Torres Vedras, com a presença do município vimaranense.

© CMG
Entre as freguesias distinguidas, Creixomil foi a que obteve o maior reconhecimento, ao alcançar o nível Ouro, com um índice de 91,12%. O resultado reflete um desempenho de excelência nos 10 indicadores avaliados pelo programa, que visa premiar boas práticas de sustentabilidade a nível local. Já as freguesias de Barco, Guardizela, Silvares e Prazins Santo Tirso e Corvite arrecadaram o nível Prata, por superarem os 70% nos critérios de avaliação. As freguesias de Aldão, Fermentões, Gondar, Infantas, Longos, Ronfe, Serzedelo, Urgezes e Oliveira, São Paio e São Sebastião receberam a distinção de Bronze, com pontuações acima dos 50%.
A sessão contou com a participação de Dalila Sepúlveda, diretora do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, e Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, que representaram o município.
Este reconhecimento comprova o trabalho articulado entre o município, as juntas de freguesia e as comunidades locais, consolidando o compromisso de Guimarães com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria contínua da qualidade de vida no território.
A distinção, diz o Município surge como um reforço do posicionamento de Guimarães enquanto Capital Verde Europeia 2026.