Projeto de ligação por BRT entre Guimarães e Braga com financiamento de um milhão de euros
Está dado o passo inicial para a ligação por via dedicada entre Guimarães e Braga, e à estação ferroviária de Alta Velocidade, por Metrobus ou por Metro Ligeiro de Superfície.

Foi publicado, em Diário da República, com data de 13 de março, um despacho emanado do Gabinete do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, que aprova o orçamento do Fundo Ambiental para o ano de 2023 e que define os projetos que serão alvo de financiamento (Despacho no 3355- A/2023).

No despacho, na área temática de Transportes e Mobilidade Sustentável, está inscrita uma verba de um milhão de euros destinada ao projeto de ligação por BRT (Bus Rapid Transit) entre Guimarães e Braga.
Em comunicado às redações, o município refere que a decisão da tutela acontece “na sequência de um conjunto de diligências que ao longo dos últimos anos têm vindo a ser encetadas por Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, com o objetivo de colocar em cima da mesa a agenda da neutralidade climática e da sustentabilidade ambiental e, no caso concreto, a restruturação da rede de transportes públicos de passageiros na área geográfica do Quadrilátero Urbano (Guimarães Braga, Famalicão e Barcelos)”.
Recorde-se que há bem pouco tempo foi apresentado e colocado à discussão em Assembleia Municipal o Estudo de Apoio à Decisão para a interconetividade de Guimarães com a ferroviária de Alta Velocidade, elaborado por uma equipa da Universidade do Minho coordenada pelo professor José Mendes, um instrumento que veio permitir reunir as informações técnicas necessárias para uma tomada de posição política que Domingos Bragança fez chegar ao Governo Central, através de vários ofícios e reuniões solicitadas para o efeito.
Também recentemente, em declarações à SIC, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, considerou a ligação entre Guimarães e Braga, e até à futura estação de Alta Velocidade, como um objetivo estratégico do Governo, no que considerou um quadro ambicioso no âmbito do Portugal 2030. “O que está previsto e que certamente está a ser estudado pela Câmara é um objetivo estratégico nosso, que queremos avance”, disse.
Com a publicação do despacho, a Câmara Municiapal considera que “está dado o passo inicial para a ligação por via dedicada entre Guimarães e Braga, e à estação ferroviária de Alta Velocidade, por Metrobus ou por Metro Ligeiro de Superfície”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 27, 2025
O Colégio Didáxis está a celebrar, em 2025, cinquenta anos de atividade dedicada ao ensino. O Colégio reinventou-se nos últimos anos, fruto do término dos contratos de associação, transformou-se em escola privada, oferece um serviço diferenciado e voltou ao primeiro ciclo.
Abril 27, 2025
O Moreirense recebe este domingo, às 15h30, o Nacional da Madeira, em partida a contar para a 31ª jornada da Liga. O jogo terá lugar no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.
Abril 27, 2025
Entre os dias 28 de abril e 02 de maio, a Vimágua irá realizar ações de verificação e correção de afluências indevidas de águas pluviais à rede pública de saneamento na freguesia de Selho São Jorge.