Projeto do Centro Juvenil de S. José aprovado pela “Portugal Inovação Social”

© DR

“Family First – Home Sessions” é o nome de uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que está a ser desenvolvida pelo Centro Juvenil de S. José. O projeto foi candidatado à iniciativa Portugal Inovação Social no âmbito do Instrumento de Financiamento Parcerias para o Impacto, tendo sido aprovado.

No essencial, o projeto propõe a criação de um espaço encenado, onde as famílias serão convidadas a representar várias situações-problema do quotidiano do sistema familiar: uma espécie de Mini Kidzania para a educação parental.

Neste espaço simulado, concebido à semelhança de uma habitação, serão realizadas muitas atividades, onde pais e crianças/jovens realizarão as atividades per si, com vista à apropriação de estratégias que visem o desenvolvimento de competências parentais, a promoção de uma parentalidade positiva e a autonomia das famílias.

O projeto, co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) tem uma duração de 36 meses, integrando a requalificação de um espaço do Centro Juvenil de S. José, adaptado para uma habitação que desenvolverá ações de educação parental a cerca de 200 beneficiários.

A Portugal Inovação Social visa promover o empreendedorismo e a inovação social em Portugal, como forma de gerar novas soluções, numa lógica complementar às respostas tradicionais, para a resolução de importantes problemas societários. No âmbito da sua lógica de estimulação do mercado de investimento social, o instrumento de financiamento parcerias para o impacto, financia 70% das necessidades de orçamento do projeto, prevendo um investimento dos restantes 30% por parte de um ou vários investidores sociais, sendo que no caso do projeto Family First o investidor foi o BPI/Fundação La Caixa.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

SUBSCRIÇÃO GRÁTIS

RECEBA O JORNAL MAIS GUIMARÃES

NO SEU EMAIL

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?