Projeto SEM Invasoras nasce para alertar vimaranenses para controlo de espécies
Projeto visa "contribuir para o aumento do capital natural de Guimarães, promovendo o conhecimento, a conservação, a proteção e a promoção da biodiversidade".

O projeto SEM Invasoras, que resultou de uma parceria entre município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem, acaba de lançar um vídeo onde procura sensibilizar os vimaranenses para a problemática associada à ocorrência das espécies exóticas invasoras, nomeadamente a divulgação da proibição da sua utilização como espécies ornamentais e importância da sua substituição por outras espécies sem impactes sobre o ambiente.

No vídeo, uma amiga oferece a outra Erva-das-plumas (Cortaderia selloana), que rapidamente se propaga e multiplica. Trata-se de um exemplo de uma espécie invasora de crescimento rápido e grande capacidade de dispersão. Com origem na América do Sul é utilizada para fins ornamentais, invade principalmente áreas degradadas, dunas costeiras e margens de vias de comunicação.
O SEM Invasoras, financiado pelo Fundo Ambiental, contempla as componentes de investigação, educação e sensibilização e comunicação, visa “contribuir para o aumento do capital natural de Guimarães, promovendo o conhecimento, a conservação, a proteção e a promoção da biodiversidade”, explica o Laboratório da Paisagem em comunicado.
Ao longo da execução deste projeto, estão a ser testados métodos físicos de controlo e erradicação das espécies Pennisetum villosum e Fallopia japonica, utilizando materiais ecológicos e biodegradáveis que, ao se decomporem, aumentam a fertilidade do solo, permitem sementeira e criam um microclima ideal para uma rápida germinação de plantas autóctones. Estão também a ser realizadas campanhas dirigidas à população em geral e a técnicos municipais, alertando para a problemática das espécies exóticas invasoras e os seus impactes ecológicos, sociais e económicos nos ecossistemas.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2023
A 54.ª CLAV Live Sessions está a chegar e é José Valente que dá voz à ultima tour deste ano entre quatro concertos.
Dezembro 3, 2023
A autora apresenta o seu livro "O Menino Borboleta", que conta a história de um menino com epidermólise bolhosa, este domingo, dia 03 de dezembro, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF). A sessão inicia às 16h00.
Dezembro 3, 2023
O evento, que apresenta vários livros e diversas atividades para as crianças, decorre até este domingo, dia 03 de dezembro, na Fábrica de Santo Thyrso.