Protocolo para acelerar testagem em lares e instituições vimaranenses em discussão esta segunda-feira

Executivo reúne esta segunda-feira, dia 20 de abril.

© João Bastos/ Mais Guimarães

A vereação municipal reúne novamente esta segunda-feira, dia 20 de abril, a partir das 10h00. Um dos pontos a deliberar e votar diz respeito a um dos temas mais debatidos na última reunião: a testagem dos utentes dos lares de idosos e outras instituições vimaranenses. Desta vez, propõe-se a celebração de um protocolo de colaboração entre o município, a Associação Centro de Medicina P5 e o Hospital da Senhora da Oliveira (HSOG) “para a testagem da população sénior residente em lares e instituições” do concelho.

Assim, e para evitar a propagação da covid-19 entre a população mais vulnerável, a proposta refere que o município procurou “outras soluções” para acelerar a testagem em lares e instituições, procura-se contornar a “insuficiente capacidade dos meios das autoridades regional e nacional de saúde para tal” através do protocolo. “A Associação Centro de Medicina P5, em colaboração com o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), apresenta-se como entidade prestadora de cuidados nesta área”, lê-se na proposta patente na agenda de trabalhos para a próxima reunião de câmara.

O ponto admite que “o aglomerado de doentes dependentes em lares e instituições de idosos, a prestação de cuidados por profissionais sem equipamentos de proteção individual, a possibilidade de portadores assintomáticos e a ausência de alas de isolamento” são fatores que contribuem para a disseminação da doença, daí que se proponha uma outra resposta através das entidades referidas.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?