PSD EXIGE VERDADE À AUTARQUIA VIMARANENSE SOBRE EXECUÇÃO DOS PROJETOS DE ACESSIBILIDADE

 

O PSD Guimarães realizou esta manhã, dia 29 de janeiro, uma conferência de imprensa junto à rotunda de Silvares para abordar a questão das acessibilidades na cidade-berço. Esta segunda-feira, dia 28, em Assembleia Municipal, Domingos Bragança anunciou que o projeto para o desnivelamento de Silvares já foi aprovado e que irá agora começar o concurso da obra. O autarca vimaranense apontou ainda que quer que a empreitada arranque em “julho ou agosto” deste ano.

Bruno Fernandes, atual líder do PSD, começou por referir que “infelizmente, Guimarães continua sem resolver um dos principais problemas que afeta os vimaranenses no seu dia-a-dia”. “A questão das acessibilidades, o trânsito caótico que temos em vários pontos do nosso concelho prejudica gravemente a deslocação diária dos vimaranenses, seja para os seus postos de trabalho, seja para as escolas, no fundo, nos movimentos normais que todos os dias fazemos. Não podemos deixar de tomar uma posição sobre esta matéria”, disse.

O desnivelamento do nó de Silvares foi já um ponto muito discutido no período de campanha eleitoral às autárquicas. Recorde-se que na época, o PSD defendia a construção de um viaduto e o PS apresentou como solução um túnel, que será agora o projeto destinado àquele acesso. Bruno Fernandes recordou as propostas dos sociais-democratas na altura, acrescentando que os problemas continuam por resolver. “Passado um ano e três meses das últimas eleições autárquicas, as propostas que apresentamos para resolver os problemas das acessibilidades são tremendamente atuais. Revela bem a credibilidade que elas tinham, pois de facto os problemas mantêm-se. É muito importante que o presidente da Câmara comece a falar verdade aos vimaranenses, no que diz respeito a estas questões das acessibilidades. Cinco anos e três meses depois de ser eleito, continua a anunciar um conjunto de projetos que depois não têm concretização imediata. Isto é, a Câmara Municipal apenas anuncia projetos e não vemos a concretização dos mesmos. Anuncia projetos para enganar os vimaranenses, para aguentar a pressão que é feita todos os dias pelos vimaranenses, e com razão, e para encher capas de jornais. Desses projetos que diz que vai concretizar, vemos apenas o tempo passar. Aqui em Guimarães, quando o presidente diz que vai fazer um investimento ou uma obra, nunca sabemos quando é que ela vai de facto ser concretizada. O PSD exige ao senhor presidente da Câmara que fale verdade aos vimaranenses. Que diga quando de facto é que os projetos vão ser executados, e que a sua palavra seja para levar a sério”, referiu.

Para além da rotunda de Silvares, o PSD falou sobre outros “pontos negros” nos acessos do concelho. “A ligação de Guimarães às Taipas é um calvário diário para milhares de vimaranenses que ali passam. De igual forma, é a ligação de Lordelo à cidade. A estes pontos negros, eu acrescentava aquilo que é uma ambição e problema antigo, e falo do encerramento da Circular Urbana. Isto é, o fechar de uma circular que não está completa. E que nós apresentamos como uma proposta central da candidatura à Câmara que apresentamos, e que o Partido Socialista não entendeu como sendo prioritário”, apontou.

Em relação ao anúncio feito por Domingos Bragança em Assembleia Municipal, o líder do PSD questionou os jornalistas “se é para levar a sério a palavra do senhor presidente da Câmara”. “Se virmos estes antecedentes, em que anos a fio o senhor presidente da Câmara diz que a obra vai arrancar e que o projeto é para ser feito. Aliás, a via de acesso ao Avepark já era uma realidade em 2020, e ainda nem sequer estão os terrenos adquiridos.  Concluímos que nesta matéria não podemos levar a sério aquilo que são as palavras e os compromissos do senhor presidente da Câmara”, concluiu, acrescentando ainda que tem “sérias dúvidas” sobre a aprovação do projeto e que, em cinco meses, o concurso público esteja executado.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?