PSP abre concurso para 1200 novos agentes

Abriu, na sexta-feira dia 12, o concurso para admissão de 1.200 novos agentes para a PSP. O concurso vai estar aberto até 5 de Abril. Os interessados devem ter entre 19 e 27 anos e o 12.º ano de escolaridade.

Há um contingente que corresponde a 15% das vagas fixadas para militares que prestem ou tenham prestado serviço em regime de contrato.

O concurso, agora a decorrer, segue as orientações gerais do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que num despacho de Novembro de 2020, sugeria que se aumentasse para 20% o recrutamento de candidatas femininos e se privilegiasse o recrutamento de candidatos representativos da diversidade de contextos sociais e culturais.

No aviso do concurso, a PSP sublinha que “promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação”.

“Incentivamos todos os cidadãos que reúnam condições para o efeito e que desejem contribuir para uma sociedade mais segura e inclusiva a apresentar a candidatura para integrar a PSP, independentemente da sua ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual”, lê-se no comunicado da PSP.

A Polícia de Segurança Pública afirma no documento que “rejeita e combate qualquer forma de discriminação ou extremismo, independentemente da sua origem ou orientação”.

Os candidatos a agentes da PSP passarão por provas físicas, de conhecimentos, de avaliação psicológica, entrevista profissional de seleção e exame médico.

São proibidas tatuagens nas mãos até à linha do pulso, no pescoço e cabeça, quando visíveis ao usar-se o uniforme, bem como as tatuagens que, em qualquer parte do corpo, contenham símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, rácica ou de incentivo à violência. Estes candidatos são excluídos, exceto se manifestarem formalmente a intenção de as remover até final do concurso.

A PSP tem tido dificuldade de atrair jovens para a carreira. Em Novembro de 2020, um concurso para 1.000 só atraiu 793 candidatos.

Os interessado podem fazer a candidatura através do portal de recrutamento da PSP.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?