Renascimento: O novo palco gastronómico no coração de Guimarães
O novo restaurante fica na Rua Dr Antonio Mota Prego nº6, no centro histórico da cidade berço.
O Renascimento junta três mundos: o de Manuel Cardoso, ou Nelinho, como é carinhosamente tratado por todos, Rui Filipe e João Leite. Foi no coração do centro histórico de Guimarães que os sonhos se tornaram realidade e abriram portas ao público. Este espaço, inaugurado em agosto, é mais do que um simples espaço de refeição: é uma celebração da herança, do sabor e da inovação culinária que tem como objetivo “juntar um grupo de quatro ou cinco amigos à mesa e usufruírem de uma boa refeição”, começa por evidenciar Nelinho.
Juntamente com Nelinho e João, Rui Filipe encontrou a equipa perfeita para concretizar esta visão. Nelinho, que compartilha uma amizade de longa data com Rui Filipe, destaca a sinergia entre o grupo. “O Rui Filipe nasceu quase em minha casa. Sempre fomos muito próximos, e sabia que ele tinha este sonho. Quando surgiu a oportunidade, não hesitámos.”
O nome do espaço surge em tributo ao pai de Rui Filipe, Chefe de Cozinha, que outrora também traçou o seu caminho na gastronomia. “Renascimento é uma homenagem ao meu pai, cujo nome era Nascimento. O meu pai marcou-me profundamente e quis trazer ao Renascimento aquilo que ele mais gostava de comer”, confidenciando que alguns dos pratos têm um cunho e uma identidade a inda mais especial.
Com 14 anos de experiência na restauração, Rui Filipe tem no currículo a passagem por grandes cozinhas de renome em Budapeste e na Suíça. Antes de emigrar, o chef passou por vários restaurantes referenciados a nível nacional como o “The Yeatman”, em Gaia, e “A Cozinha” de António Loureiro, em Guimarães.
Mesmo no estrangeiro, continuou a marinar a ideia de que “um dia iria ter o meu próprio espaço aqui, na minha cidade”, reflete. O que é certo, é que as portas estão abertas e o sonho, esse, já se concretizou. Para lá daquelas portas, há uma ode à comida tradicional portuguesa, mas com um toque de modernidade e técnicas inovadoras que Rui Filipe aperfeiçoou ao longo dos anos.
Na carta, há pratos para todos os gostos. Desde os mais tradicionais como coelho à caçador até pratos com influências internacionais como o polvo com romesco. “O polvo com romesco é uma receita catalã com frutos secos e tomates e pimentos assados que tem gerado muita curiosidade”, descreve o chef.
Além dos pratos principais, há ainda espaço de destaque para as entradas e sobremesas. O tártaro de vaca, um produto invulgar nos cardápios portugueses, é um desses exemplos. Nas entradas, também não podem faltar os camarões ao alho, uma vez que representam a herança culinária deixada pelo pai de Rui Filipe. A refeição termina da melhor forma quando à mesa chega uma tapioca com coco, manga e lima, ou o clássico leite creme.
A carta de vinhos do Renascimento é cuidadosamente selecionada, com uma forte aposta em pequenos produtores nacionais e em vinhos internacionais pouco conhecidos no mercado.
Mais do que saber servir, este espaço sabe receber. Há dias em que a acústica do restaurante ganha uma nova sinfonia: a da concertina. O Nelinho, em noites especiais, surpreende os clientes com as suas habilidades artísticas ao tocar concertina e a cantar ao desafio, enriquecendo a experiência gastronómica de todos os presentes.
Com um ambiente acolhedor e uma equipa de profissionais experientes, o Renascimento não é apenas mais um restaurante em Guimarães, é um local onde as pessoas vão querer estar, seja para juntar amigos ou para provar as iguarias que prometem dar que falar. Este é um restaurante onde a história e a modernidade se encontram, num espaço que honra o passado enquanto olha para o futuro.
Nome: Renascimento
Morada: Rua Dr Antonio Mota Prego nº6, Guimarães 4800-434 Portugal
Telefone: 913 514 296
Horário: Abertos à segunda, quinta, sexta, sábado das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h00 e domingo das 12h30 às 15h00. Encerrados à terça e quarta-feira durante todo o dia e aos domingo à noite
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 20, 2025
A Quinta do Costeado, na Cruz de Pedra, em Guimarães, vai acolher a futura Escola-Hotel do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave).
Janeiro 20, 2025
A partida joga-se no domingo, dia 26 de janeiro, às 15h30.
Janeiro 20, 2025
Participaram cinco grupos, no espetáculo que teve como palco o auditório da Universidade do Minho.