Requalificação junto ao cemitério de São Torcato cria nova zona pedonal e de lazer
Foi inaugurada, no dia 14, a requalificação do troço da antiga Estrada Municipal 207-4, junto ao cemitério de São Torcato, uma obra realizada ao abrigo da delegação de competências e com um investimento de cerca de 50 mil euros. Foi a transformação de um espaço subaproveitado numa nova área pedonal.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
O projeto teve como principal objetivo revitalizar uma zona inativa, criando passeios ao longo de toda a via para promover a mobilidade pedonal, a segurança dos utilizadores e a ligação entre diferentes áreas da freguesia. A intervenção incluiu também a criação de estacionamento de apoio ao cemitério, agora com um novo acesso pelo portão superior, permitindo maior segurança na entrada e saída de cortejos fúnebres, sem interferir com o tráfego principal.
A requalificação manteve o arvoredo da zona e integrou uma nova área de lazer, com um espaço de convívio à população residente, numa área densamente habitada. A reorganização do espaço urbano permitiu ainda estabelecer um corte funcional entre a zona industrial e o cemitério.
Na ocasião, Domingos Bragança destacou a importância da intervenção para a humanização do espaço público e valorização de uma zona anteriormente degradada. “Convertemos um espaço inativo num local que oferece agora conforto e dignidade a quem aqui vem despedir-se dos seus entes queridos”, afirmou o autarca, sublinhando o “equilíbrio entre urbanidade e natureza que caracteriza São Torcato”.
Também Alberto Martins, presidente da Junta de Freguesia, agradeceu o apoio da Câmara e de José Silva, que ofereceu os bancos instalados na nova área de lazer. Para o autarca local, “esta requalificação representa um importante contributo para a melhoria do espaço público da freguesia”.
A cerimónia foi acompanhada por momentos musicais do Grupo Coral de São Torcato e pela participação de elementos do Agrupamento 28 do CNE local.