Ricardo Araújo promoveu encontro entre empresários e Banco de Fomento
Guimarães foi, na terça-feira, palco de um encontro estratégico que reuniu empresários locais e o presidente do Banco de Fomento, Gonçalo Regalado, numa iniciativa promovida por Ricardo Araújo, deputado à Assembleia da República e candidato à Câmara Municipal de Guimarães pela Coligação Juntos por Guimarães.

© Juntos por Guimarães
O objetivo da sessão passou por aproximar o tecido empresarial vimaranense das oportunidades de financiamento e apoio disponibilizadas pela instituição pública, considerada um dos pilares do apoio à economia nacional.
A iniciativa contou com a participação de representantes de diversos setores, incluindo têxtil, construção, gestão e indústria, num momento marcado pela partilha de informação, esclarecimento de dúvidas e promoção de parcerias estratégicas. Durante o encontro, foram apresentadas novas linhas de financiamento do programa Portugal 2030, bem como o desenvolvimento de um banco digital, pensado para simplificar o acesso das empresas aos serviços financeiros.
Ricardo Araújo sublinhou a importância de criar espaços de diálogo entre empresas e instituições públicas, defendendo que “a proximidade entre as empresas, os cidadãos e as entidades públicas é fundamental para criar um ambiente de negócios mais competitivo e dinâmico”. Destacou ainda a necessidade de fomentar pontes de cooperação como forma de garantir que todos os agentes económicos tenham acesso aos recursos necessários para prosperar.
No mesmo sentido, Gonçalo Regalado reforçou o papel do Banco de Fomento na dinamização da economia nacional, afirmando: “O nosso trabalho é apoiar as empresas e os empreendedores que fazem acontecer todos os dias”. Sublinhou ainda a relevância de Guimarães enquanto território dinâmico e promissor, realçando o compromisso da instituição em oferecer soluções concretas de financiamento, garantias, seguros de crédito e fundos de investimento.
O encontro possibilitou também o fortalecimento de redes de contacto entre empresários e responsáveis institucionais, tendo como pano de fundo a necessidade de construir um ecossistema de colaboração entre setor privado, ensino superior, escolas e autarquias. “Precisamos de uma estratégia que envolva todos os atores da sociedade. Só assim construiremos uma Guimarães mais competitiva, atrativa e com oportunidades para todos”, concluiu Ricardo Araújo.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Setembro 26, 2025
O Espaço Guimarães lança já este sábado, 27 de setembro, o Guimarães Running Club, uma iniciativa que pretende incentivar a prática desportiva e promover um estilo de vida saudável junto da comunidade local.
Setembro 26, 2025
O candidato do PS à Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, anuncia, através de um vídeo publicado nas redes sociais da concelhia do Partido Socialista, um "projeto estruturante para a mobilidade do concelho": a criação de um Metro de Superfície Intra Concelhio, com 16 quilómetros de extensão e 11 paragens, ligando os principais polos urbanos através de um "transporte moderno, acessível e sustentável".
Setembro 26, 2025
O SITIO Guimarães acolheu, na passada sexta-feira, 19 de setembro, a apresentação da Fase II do Minho Innovation & Technology Hub (MITH), um projeto desenvolvido em parceria pelo Município de Guimarães, a Universidade do Minho e o Grupo Casais.
Setembro 26, 2025
No âmbito da campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 12 de outubro, o Bloco de Esquerda divulgou as iniciativas que vai realizar em Guimarães neste fim-de-semana, com a presença do candidato à Câmara Municipal, Joaquim Teixeira, e da candidata à Assembleia Municipal, Francisca Sousa.
Setembro 25, 2025
Após uma viagem experimental nos transportes públicos, Ricardo Araújo, candidato da coligação Juntos por Guimarães, reuniu-se com os responsáveis da Guimabus, Fernando Salgado (CEO) e Sérgio Ferreira (diretor-geral), para analisar os desafios e as necessidades do sistema rodoviário em Guimarães, bem como possíveis soluções de curto prazo.
Setembro 25, 2025
Os pais do vimaranense Afonso Gonçalves, e João Gago, jovens de 21 anos que perderam a vida em 2024 após atropelamentos com fuga dos condutores, reuniram esta quarta-feira com os grupos parlamentares para entregar uma petição que apela ao agravamento das penas aplicadas em casos de condução perigosa e omissão de auxílio