Ricardo Araújo: “Tivemos tempo de festejar, agora é tempo de começar a preparar o futuro”
O recém-eleito presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, da coligação Juntos por Guimarães, reuniu-se esta terça-feira, 14 de outubro, com o ainda presidente Domingos Bragança, num encontro descrito por Ricardo Araújo como “cordial” e “centrado na preparação de uma transição tranquila”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
O encontro decorreu no edifício dos Paços do Concelho e marcou o início formal do processo de transição autárquica, após as eleições municipais que deram à coligação liderada por Ricardo Araújo uma vitória expressiva, com maioria absoluta e cerca de 46 mil votos.
“Foi um encontro entre o presidente cessante e o presidente eleito, com dois objetivos: assegurar uma transição tranquila e tomar contacto com alguns dossiês fundamentais para o futuro de Guimarães”, explicou Ricardo Araújo, à saída da reunião. O autarca garantiu desejar que o processo de passagem de pastas decorra “sem sobressaltos” adiantando que a metodologia para o mesmo foi também definida na reunião com Domingos Bragança.
Quanto à data da tomada de posse, o novo presidente esclareceu que “ainda está sujeita a confirmação”, uma vez que depende da validação final dos resultados eleitorais, mas garantiu que “deverá acontecer em breve”.
Já sobre a composição do novo executivo municipal, Ricardo Araújo revelou que a estrutura principal está fechada, com os seis vereadores eleitos no domingo, e que depois serão constituídas as equipas de suporte e de apoio, sublinhando a importância de uma organização sólida desde o primeiro dia de mandato.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
“Os vimaranenses quiseram uma mudança”
A vitória de Ricardo Araújo e da coligação Juntos por Guimarães representou uma viragem política significativa no concelho, após 36 anos consecutivos do Partido Socialista na Câmara Municipal. O novo presidente reconheceu que o resultado “superou as expectativas”, destacando o sinal claro de confiança dado pela população.
“Estava muito confiante numa vitória eleitoral, sentia o apoio crescente dos vimaranenses durante a campanha, mas reconheço que foi uma vitória acima daquilo que eu próprio esperava. Foi uma vitória muito clara, muito robusta, com uma maioria absoluta expressiva e cerca de 46 mil votos”, salientou.
Ricardo Araújo reforçou o sentimento de responsabilidade que acompanha a vitória. “Os vimaranenses quiseram uma mudança, expressaram de forma muito clara essa vontade, e o meu foco agora é começar a trabalhar para cumprir o programa que apresentámos e os compromissos que assumimos. Estou muito entusiasmado, muito motivado e determinado em não defraudar os vimaranenses”, garantiu.
O novo presidente assegurou ainda que os próximos dias serão dedicados à preparação das condições para o início efetivo do mandato. “Tivemos tempo de festejar, de celebrar, e agora é tempo de começar a preparar o futuro. Foi para isso que cá vim”, afirmou, sublinhando a importância de uma entrada rápida e organizada em funções.
Reunião “cordial” e transição sem sobressaltos
Sobre o encontro com Domingos Bragança, que termina um ciclo de liderança de doze anos na autarquia, Ricardo Araújo descreveu o momento como “essencialmente institucional, mas cordial e construtivo”.
“Foi um encontro entre o presidente cessante e o presidente eleito, sobretudo com dois objetivos. Por um lado, assegurar — e quero garantir isso aos vimaranenses, uma transição que será certamente tranquila. Por outro, tomar contacto com alguns dossiês fundamentais para o futuro de Guimarães”, explicou.
De acordo com o novo autarca, já está definida a metodologia para a transição de pastas e o acompanhamento dos principais projetos municipais. “Queremos que o novo executivo possa iniciar as suas funções o mais cedo possível, sem interrupções nem sobressaltos”, frisou.
“Humildade e respeito pelos resultados”
Em declarações aos jornalistas, e sobre os resultados eleitorais, Ricardo Araújo vincou ainda que “Em democracia, temos de aprender a ser humildes e a respeitar os resultados eleitorais. Não há vitórias antecipadas nem derrotas antecipadas. No domingo, isso foi uma boa lição para muita gente”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
A concluir, o presidente eleito deixou uma mensagem de confiança e compromisso aos vimaranenses: “Carrego uma grande responsabilidade, pela qual lutei e que assumo com enorme sentido de missão. Os vimaranenses quiseram uma mudança, e o meu foco é começar a trabalhar para pôr em prática o programa que apresentámos. Estou certo de que vamos cumprir com Guimarães e com os vimaranenses.”
Com o processo de validação eleitoral a decorrer e a transição em marcha, Guimarães prepara-se para iniciar um novo ciclo político.





