Ricardo Araújo: “Um concelho com futuro e que orgulhe a nossa história”
Ricardo Araújo é o candidato da coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP) à Câmara Municipal de Guimarães nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025.

© Mais Guimarães
Sou candidato a Presidente da Câmara Municipal de Guimarães porque quero construir com todos um Concelho Com Futuro e que orgulhe a nossa história.
Todos percebemos e sentimos hoje que é necessário fazer mais e melhor por Guimarães. Ao fim de 36 anos de poder socialista, é urgente iniciar um novo ciclo político com mais ambição e maior crescimento, mais dedicação às pessoas, às famílias e às empresas. É preciso mudar!
Candidato-me em nome de todos os que se recusam a aceitar que Guimarães fique para trás, a perder centralidade e importância regional e nacional, a marcar passo na nossa afirmação, desenvolvimento e progresso. Não me resigno ao ver o nosso concelho perder atratividade e competitividade, a perder população, a perder jovens e a ficar cada vez mais envelhecido, a perder empresas e oportunidades de investimento ou a ter salários abaixo da média nacional. Quero inaugurar um novo ciclo autárquico, uma governação municipal reformista focada nas pessoas, que resolva os seus problemas reais, priorizando o seu bem estar e felicidade.
Precisamos defender a coesão social de todo o nosso território concelhio, com uma visão global e interligada para a cidade, vilas e freguesias. Vamos resolver os problemas de mobilidade, acessibilidades e trânsito porque isso é prioritário para a qualidade de vida dos vimaranenses.
Vamos fazer num ano o que o PS não fez em décadas, construindo o novo tramo de ligação da Circular Urbana de Creixomil à EN 206, descongestionando os acessos à rotunda de Silvares. Vamos colocar no terreno um amplo plano para resolver os crónicos problemas de circulação nos principais eixos rodoviários, com a requalificação rodoviária das EN 101, 206, 105 e 310 entre outros melhoramentos na rede viária do concelho. E vamos tornar realidade o MetroBus, através da construção de canais dedicados para o transporte público de passageiros, numa primeira fase para ligar a cidade a norte até às Taipas e de seguida para Ronfe, Lordelo e S Torcato. Assumimos o compromisso de implementar a gratuitidade deste serviço, o reforço de cobertura a todo o concelho e horários (nomeadamente noturnos e fins de semana).
Consideramos também urgente dar resposta ao problema da Habitação Acessível e Digna Para Todos. Para isso, é fundamental aumentar a oferta pública, assim como incentivar a oferta privada, aumentando os terrenos disponíveis para construção em todo o concelho e acelerando os licenciamentos municipais.
A coligação Juntos por Guimarães compromete-se com a construção de habitação acessível ao abrigo do programa Primeiro Direito e a lançar um Plano de Habitação Acessível para Jovens e a Classe Média, garantindo que mais famílias podem fixar-se em Guimarães e terão acesso a casas a preços compatíveis com os seus rendimentos.
Em paralelo, vamos avançar com a construção de 500 novas casas a Custos Controlados, essencial para responder à procura crescente e reduzir a pressão no mercado imobiliário. Vamos aumentar os terrenos urbanos destinados a habitação, e fazer uma forte aposta na simplificação, desburocratização e rapidez dos processos de licenciamento..
Assumo também o desígnio de transformar Guimarães num Concelho de Inovação, atrativo para as empresas, que promove a transferência de conhecimento das universidades para a economia, que aposta no desenvolvimento económico para criar mais empregos, empregos mais qualificados, elevar a remuneração média dos vimaranenses, melhorar a sua qualidade de vida, atrair e fixar talento. Dinamizar o nosso comércio tradicional, apoiar as indústrias tradicionais do têxtil, calçado, cutelarias, promover o empreendedorismo e atrair novos investimentos em setores de forte valor acrescentado.
Quero um Concelho atrativo para os nossos jovens poderem estudar e iniciar as suas carreiras profissionais, comprar ou arrendar casa, com empregos qualificados e bem remunerados. Quero que Guimarães tenha oferta de Creches e de Escolas suficientes para os nossos filhos, com qualidade. Mas quero também um Concelho de referência para os nossos seniores! Que sabe tratar e cuidar deles, que os integra, que os respeita, os faz sentir ativos e úteis.
É este concelho de futuro que quero para todos nós! Um Concelho onde o território seja verdadeiramente o reflexo do que cada um de nós aspira, sonha e merece!