Ricardo Costa: “Afirmar Guimarães é responder aos desafios dos vimaranenses”
Ricardo Costa é o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Guimarães nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025.

© Mais Guimarães
Um concelho mais sustentável, inovador, inclusivo e preparado para os desafios do futuro. Referência nacional em qualidade de vida, cultura e desenvolvimento
No âmbito da candidatura à presidência da Câmara Municipal de Guimarães, desenvolvemos um programa autárquico assente em vários eixos estratégicos, que projetam o futuro de Guimarães com ambição, proximidade e compromisso.
No centro deste projeto está a Transformação Urbana e a Mobilidade, que vejo como um dos grandes desafios do século XXI. A proposta do metro de superfície representa um salto qualitativo na mobilidade suave, ligando vilas ao centro urbano e aproximando as pessoas do território.
A par disso, o programa prevê a requalificação das principais entradas da cidade, a criação de um novo parque verde em Creixomil, a ligação a São Torcato por mobilidade sustentável e novas acessibilidades ao Avepark e aos polos industriais do concelho. Uma visão que se articula com a Capital Verde Europeia 2026 e com o compromisso da neutralidade carbónica em 2030.
O Bem-Estar e Felicidade surgem também como prioridades, com destaque para a habitação. Nesse âmbito, está definido o plano para construção de 1000 habitações a custos controlados até 2029, o combate à habitação indigna e apoios às rendas. O programa valoriza políticas sociais, com atenção ao envelhecimento ativo, às crianças, aos migrantes e às situações de maior vulnerabilidade. Inclui também programas de juventude, saúde e desporto, promovendo uma comunidade inclusiva, ativa e solidária.
No eixo da Inovação e do Talento está a construção e consolidação do projeto “Academia para a indústria-Fábrica do Futuro”, a ser desenvolvida na Fábrica do Alto, em Pevidém, que pretende ser um núcleo de investigação e desenvolvimento nas áreas da transformação digital, da gestão e da formação profissional avançada. Um projeto que apostará nas novas competências de desenvolvimento pessoal e profissional, diretamente orientadas para a incorporação económica e industrial e para o comércio internacional.
Na Educação, as grandes apostas são a renovação do parque escolar, contratos estáveis de recursos com as escolas, reforço da psicologia educacional e programas de cidadania democrática e ambiental. A Cultura mantém-se como marca distintiva de Guimarães, com o reforço da Oficina, apoio à criação artística, às festas tradicionais e à cultura popular, bem como a gratuitidade dos equipamentos culturais para jovens e seniores. O Conhecimento e a Ciência completam este eixo, consolidando Guimarães como uma cidade universitária de excelência, com a Universidade do Minho, a UNU e o futuro polo do IPCA.
O Desenvolvimento Económico é outro pilar. Neste domínio, o programa defende uma indústria moderna, enraizada nos setores tradicionais, mas preparada para os desafios tecnológicos e da internacionalização. Queremos criar dois novos parques industriais, um na zona norte e outro na zona sul do concelho. O Comércio e o Turismo serão igualmente valorizados, com a criação do Balcão do Comerciante, que irá simplificar os processos de licenciamento e apoiar o comércio tradicional.
Na Governação e Administração, queremos implementar o Simplex Autárquico, com digitalização e incorporação da inteligência artificial para simplificar a relação com os cidadãos e empresas. Pretendemos ainda a criação do Portal da Transparência Municipal, a transmissão em direto das reuniões da Câmara e Assembleia Municipal e a descentralização de serviços nos principais polos populacionais.
O programa assume ainda a Integração Regional e Nacional, com a criação da Área Metropolitana do Minho, juntando Ave e Cávado, e reforçando o peso político e económico do território. Finalmente, a Diplomacia de Cidade projeta Guimarães internacionalmente, integrando-a em redes de conhecimento, cultura, economia e sustentabilidade, reforçando a sua identidade de cidade aberta ao mundo.
Este é o compromisso do Partido Socialista: Afirmar Guimarães como um concelho ainda mais sustentável, inovador, inclusivo e preparado para os desafios do futuro, assumindo-se como referência nacional em qualidade de vida, cultura e desenvolvimento.





