Ricardo Costa e o Metro Ligeiro de Superfície como “solução de futuro”
O tema não é novo, mas a declaração de Ricardo Costa, na conferência do passado sábado, dia 22, sobre Ordenamento do Território, Ambiente, Mobilidade e Coesão Territorial, agitou a sessão municipal de segunda-feira, dia 24.

Mais concretamente a frase por si proferida: “Se eu for presidente da Câmara, não há BRT nenhum”. Segundo o “Guimarães Agora” o candidato do PS à Câmara defendeu que o problema da mobilidade se resolve “com transporte público confiável, credível e comprometido”, sendo a solução para que os vimaranenses “deixem o seu carro em casa”.
Ainda segundo o “Guimarães Agora”, o candidato considerou que “falta no Norte quem fale grosso”. Para o candidato socialista, importante é a criação de canais que permitam a construção do Metro Ligeiro de Superfície. Ricardo Costa já veio a terreiro várias vezes dizer que mantém “o que sempre defendeu”. “O meio de transporte articulador da mobilidade no interior do concelho de Guimarães e de ligação ao exterior deve ser o Metro. Dizemos Metro por contraste aos autocarros a que chamam de Metro bus (BRT)”.
Embora não admitindo que se pronunciasse em reação à declaração de Ricardo Costa, o vereador do PSD, Ricardo Araújo falou sobre o tema. “O que nós percebemos é que o presidente da Câmara não tem o apoio, neste momento, do PS em torno deste projeto estratégico que é o BRT, que eu recordo que é o projeto que está consensualizado entre Guimarães e Braga e o Governo e vários estudos técnicos têm sido feitos”, disse o também candidato à Câmara de Guimarães, pelo PSD. “Comigo eleito presidente da Câmara, Guimarães terá o MetroBus logo no primeiro mandato”, garantiu.
Projeto da ligação por Metrobus apresentada numa próxima sessão
Foi pelo menos essa a informação avançada por Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Referiu que “o projeto da ligação por Metrobus (cujos projetos da infraestrutura física do canal próprio dedicado prevê a possibilidade de evolução para Metro Ligeiro de Superfície) entre Guimarães e Braga, com posterior ligação à rede ferroviária de Alta Velocidade, será apresentado numa próxima reunião do órgão executivo”. O anúncio foi feito durante a reunião do Executivo Municipal e confirmado mais tarde na habitual conferência de imprensa posterior.
“O projeto que vai ser apresentado numa próxima reunião do Executivo Municipal, que teve como suporte um estudo técnico elaborado pelo Professor José Mendes, é o projeto que foi negociado com o Governo, o anterior e o atual, e é o que tem o seu compromisso. Sendo a solução inicial, e a que tem garantias de financiamento, a de um Metrobus, o canal dedicado será construído de forma a possibilitar, quando for necessário e assim entendido, a sua reconversão para utilização de Metro Ligeiro de Superfície”, frisou o edil.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 18, 2025
A PSP dá conta que também deteve indivíduos por condução sob efeito de alcool.
Março 18, 2025
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães vão celebrar o seu 148º aniversário ao longo do mês de março e abril com um vasto conjunto de iniciativas, convidando toda a população vimaranense a participar nos vários momentos da festa da Associação Humanitária.
Março 18, 2025
O Vitória vai cumprir, entre amanhã, quarta-feira, dia 19, e quinta-feira, dia 20, em Rebordosa, Paredes, mais uma etapa do Conquistadores on Tour.