R(t) a subir, mas a incidência de casos está a descer
Após uma semana do início do plano de desconfinamento ter permitido o alívio de algumas medidas, os especialistas voltaram a analisar os efeitos das políticas públicas de combate à covid-19.

Após uma semana do início do plano de desconfinamento ter permitido o alívio de algumas medidas, os especialistas voltaram a analisar os efeitos das políticas públicas de combate à covid-19.

Os peritos que participaram na reunião do Infarmed afirmaram que o R(t) está a subir desde fevereiro, mas a incidência de casos está a descer, embora provavelmente vá estabilizar nos 60 casos por 100 mil habitantes a 14 dias. Esta incidência é vista maioritariamente na população ativa, nomeadamente na faixa dos 20-30 anos de idade.
André Peralta Santos, da Direção-Geral de Saúde indicou que “para estarmos completamente seguros”, a população com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos deve também estar incluída no plano de vacinação.
Ainda sobre a vacinação, apesar dos atrasos relacionados com a Astrazeneca, Portugal mantém a intenção de atingir 70% de vacinados durante o verão, sendo que ainda é possível, segundo Henrique Gouveia e Melo, concretizar esse número no início da época estival.
Na reunião, os especialistas afirmaram ainda que Portugal tem uma prevalência de 70% de casos relacionados com a variante do Reino Unido. Os dados mais recentes, ainda não totalmente contabilizados, apontam, no entanto, para um nível já superior a 80%.
São números em linha com os restantes países europeus, mas, sublinhou o perito João Paulo Gomes, “é importante o controlo de fronteiras para se continuar a avaliar e controlar os casos e as variantes que entrem em território nacional”.
Marta Temido, ministra da saúde, disse que a situação epidemiológica no resto da Europa, que tem países em contexto “adverso e preocupante” pode apresentar um risco para Portugal.
Quanto às mortes por Covid-19, foi revelado que a taxa de letalidade está nos 2%, quer isto dizer que em cada 100 casos, há dois que são fatais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 9, 2025
Já são conhecidos os quatro artistas selecionados para a 11ª edição dos Laboratórios de Verão, iniciativa de apoio à criação artística promovida pelo gnration (Braga), o CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães) e a Solar – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde).
Maio 8, 2025
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira como o novo Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV.
Maio 8, 2025
O Conclave já decidiu, tocam os sinos no Vaticano, num [...]