São esperados mais de 1000 atletas nos Nacionais de Corta-Mato Longo
Depois do sucesso da centésima edição dos Nacionais de Corta-mato Longo no ano passado, a competição regressa à cidade minhota pela quarta vez. São esperados mais de 1000 atletas para a prova, que não só atribuirá os títulos nacionais, como servirá para escolher a comitiva portuguesa que competirá no Campeonato Europeu, a 08 de dezembro, na Turquia.
A cidade de Guimarães prepara-se para receber, no próximo dia 24 de novembro, a 101.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato Longo. A prova foi oficialmente apresentada na cidade-berço, numa cerimónia que contou com a presença de Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Manuel Pacheco, presidente da Associação de Atletismo do Distrito de Braga e Nélson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães.
A apresentação do evento reuniu figuras históricas do corta-mato nacional, destacando-se alguns dos atletas mais premiados da modalidade como a olímpica Dulce Félix, juntamente com Dionísio Castro, Ricardo Ribas e Elisabete Lopes.
Domingos Castro, que assumiu recentemente funções como presidente da Federação Portuguesa de Atletismo e detentor de cinco títulos nesta prova, não escondeu o orgulho na preparação do evento naquele que é o seu primeiro ano de mandato e relembrou o impacto que este campeonato tem no panorama do atletismo nacional. “É o meu primeiro grande evento como presidente da Federação. Nasci aqui e tenho o privilégio de promover esta competição numa infraestrutura que me homenageia em conjunto com o meu mano. (…) Este evento é a concretização do trabalho árduo e da paixão que os nossos atletas dedicam ao desporto”, afirmou. “No ano passado, mais de 1200 atletas terminaram esta competição. Este ano, entre atletas e familiares, esperamos que mais de 4000 pessoas venham a Guimarães no dia 24 de novembro”, comunicou.
Para além disso, o presidente ressalvou ainda a relevância da competição como principal prova de observação para a definição da seleção nacional que representará Portugal nos Campeonatos da Europa de Corta-mato que se vão realizar no dia 08 de dezembro, em Antalya, Turquia. “A novidade que lhes posso dar é que todos os escalões, que participarão no Campeonato da Europa, terão equipas completas”, assegurou. Por último, apela ” venham a este evento, a maior honra que eu tinha era que estivesse cá muita gente”, concluiu.
Por sua vez, Manuel Pacheco, presidente da Associação de Atletismo do Distrito de Braga, destacou os principais pontos do programa e do percurso, classificando-os como “excelentes”. Enfatizou também a qualidade das infraestruturas, com especial atenção para o complexo que abriga a Pista de Atletismo Gémeos Castro, onde este ano será a chegada dos atletas. “Temos todas as condições para proporcionar uma grande competição, um dia memorável de atletismo e resultados excepcionais, com a presença dos melhores atletas nacionais”, frisou.
Nélson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães sublinhou a ambição da cidade em fortalecer o seu papel no desporto. “Guimarães quer trazer para o município provas desta envergadura, consolidando a sua posição no calendário competitivo, tanto nacional quanto internacional”, afirmou. Deu ainda destaque ao investimento que a autarquia tem realizado para melhorar as condições de prática da modalidade, dando ênfase ao recente anúncio da requalificação da Pista de Atletismo Gémeos Castro.
Dulce Félix, uma das mais consagradas atletas do corta-mato com sete títulos e oito pódios, recorde apenas batido por Rosa Mota, partilhou as suas memórias “com carinho” e enfatizou a importância de competições como esta para o desenvolvimento dos talentos jovens. “Como júnior, nas primeiras internacionalizações não fiquei bem classificada, mas depois, como sénior, fui vice-campeã da Europa. Como diz o presidente da Federação, temos de dar a oportunidade aos jovens para mais tarde podermos ter uns campeões. Vivi momentos menos bons, por isso esta direção está de parabéns por levar, ao Campeonato da Europa, equipas completas”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 12, 2024
Depois do sucesso da centésima edição dos Nacionais de Corta-mato Longo no ano passado, a competição regressa à cidade minhota pela quarta vez. São esperados mais de 1000 atletas para a prova, que não só atribuirá os títulos nacionais, como servirá para escolher a comitiva portuguesa que competirá no Campeonato Europeu, a 08 de dezembro, na Turquia.
Novembro 12, 2024
A cidade de Guimarães inaugura oficialmente a temporada natalícia no próximo dia 30 de novembro, com uma programação "que oferece um vasto leque de atividades culturais e recreativas para todas as idades", lê-se em comunicado.
Novembro 12, 2024
A Câmara Municipal de Guimarães vai inaugurar, no próximo dia 22, o novo Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, um equipamento necessário e há muito ambicionado pela população.