São Torcato inaugura monumento evocativo dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco
A Junta de Freguesia de São Torcato inaugurou neste sábado, 13 de dezembro, um monumento alusivo aos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco, localizado na rua que ostenta o nome do ilustre escritor. A iniciativa assinala a importância da ligação de Camilo à freguesia e às suas tradições, homenageando uma das maiores figuras da literatura portuguesa.

© J.F. S.Torcato
Da autoria de Vaz Relvas, artista natural de São Torcato, o monumento celebra Camilo Castelo Branco enquanto escritor, poeta, dramaturgo, cronista e devoto de São Torcato, evocando essa ligação através de diversas citações que eternizam a sua obra e pensamento.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do vereador Alberto Martins, em representação do Município de Guimarães, do Presidente da Assembleia de Freguesia, deputados, bem como de presidentes e representantes de várias instituições locais. O momento foi enriquecido com a leitura de um poema de Camilo Castelo Branco e com a atuação musical do Grupo Coral de São Torcato.
Com esta iniciativa, São Torcato reafirma-se como Capital da Cultura Popular e Artística vimaranense, não apenas pela passagem e legado de Camilo Castelo Branco, mas também pelo trabalho de Vaz Relvas, considerado um dos últimos mestres escultores e antigo professor da extinta escola de cantaria, cuja obra marcou profundamente o património local, nomeadamente na ornamentação e conclusão da capela-mor da Basílica de São Torcato.
O Presidente da Junta de Freguesia agradeceu a todos os que contribuíram para a concretização do projeto, sublinhando que, para além do monumento, o mesmo permitiu a criação de um novo espaço de lazer na vila.
O projeto foi financiado pelo Município de Guimarães e contou com o trabalho conjunto dos funcionários da Junta de Freguesia, do Município, da Vítrus e do Laboratório da Paisagem.





