Secular Feira dos 27 eleva a tradição na vila de S. Torcato

A Irmandade de São Torcato, com a Comissão de Agricultores, organiza a 27 de fevereiro, Feira dos 27. Uma tradição que atrai a S. Torcato milhares de pessoas, sobretudo produtores de gado, provenientes das mais variadas localidades do norte do país, que participam num concurso pecuário.

© CMG

As festividades contemplam, para além da realização de concurso pecuário, um amplo conjunto de atividades, diversões e um programa religioso dos quais se destacam eucaristias e a bênção pela Natureza. “Estas festividades são um exemplo da materialização de uma fé e de um fervor em torno de S. Torcato – o Santo do Povo, mantendo ainda hoje viva a tradição e a sua singularidade religiosa”, diz a organização.

Neste dia celebra-se, ainda, o quinto aniversário da elevação do Santuário de S. Torcato à dignidade de Basílica. Este domingo, dia 23, a partir das 15h00, no templo, realiza-se um concerto comemorativo, pelo Quarteto de Clarinetes da Banda Musical de Caldas das Taipas.

Já na próxima quinta-feira, dia 27, Dia de S. Torcato, a tradicional Feira dos 27 contempla, às 10h00, a missa solene e a bênção do gado, meia hora depois, o desfile dos animais para o local do concurso, que arranca pelas 11h00.

Na parte da tarde, às 15h00, atua o Grupo Folclórico de S. Torcato, meia hora depois a chega de bois, e às 16h00 haverá cantares ao desafio.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES