Série “Mulheres, às Armas” recua ao tempo de guerra e destaca a Coelima
A minissérie da TVI, produzida pela "Santa Rita Filmes", escolheu a Coelima como cenário, para gravar uma parte da produção televisiva. Recorde-se que a Coelima é uma das históricas empresas têxteis de Guimarães.

© CMG
Com um elenco de luxo, bem conhecido dos portugueses, incluindo nomes como José Condessa e Vitória Guerra, a série retrata a vida de quatro mulheres trabalhadoras na indústria têxtil entre 1973 e 1974, num período marcado pela Guerra Colonial e pela Revolução de Abril.
A vereadora Sofia Ferreira aproveitou a ocasião para sublinhar o legado de Albano Coelho Lima, fundador da Coelima, descrevendo-o como “uma personalidade à frente do seu tempo”, cuja visão não só construiu uma empresa de renome mundial, “mas também fomentou uma comunidade fabril dedicada e envolvida em atividades culturais, desportivas e associativas”. Enalteceu, também, o enredo da série, por dar relevo ao papel das mulheres durante os anos em que tiveram que colmatar, em várias frentes, a ausência dos homens mobilizados em combate.
Patrícia Sequeira, produtora da série, elogiou o envolvimento e a hospitalidade da comunidade vimaranense, destacando a colaboração essencial do Teatro Coelima. “A beleza de Guimarães e a entreajuda da sua gente tornaram esta produção especial e deixaram-nos a todos com vontade de voltar”, revelou Sequeira, não descartando a possibilidade de futuras produções na região.
Como forma de perpetuar a memória desta produção, os cenários e “décors” utilizados na série serão preservados para integrar o programa de turismo industrial do Município de Guimarães, oferecendo aos visitantes uma nova perspetiva sobre a história local e a relevância da indústria têxtil na identidade vimaranense.
“Mulheres, às Armas!” promete não só cativar o público televisivo, “mas também deixar uma marca duradoura em Guimarães, reforçando o seu papel como cenário privilegiado para a narrativa e a criatividade em Portugal”, refere a autarquia.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Junho 8, 2025
O festival Rock no Rio Febras, que se realiza nos dias 25 e 26 de julho em Briteiros São Salvador, Guimarães, anunciou a banda Pluto como o nome que fecha oficialmente o cartaz da edição de 2025.
Junho 8, 2025
O Festival Retiro termina este domingo, 8 de junho, com um programa marcado pela partilha, pela criatividade e pelo envolvimento da comunidade.
Junho 8, 2025
A Vitrus Ambiente foi distinguida com o Troféu Inspiração na 3ª edição dos Prémios Essência do Ambiente, uma distinção atribuída por unanimidade do júri, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área da sustentabilidade e "pelo contributo decisivo para a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2026".
Junho 7, 2025
Tiago Silva, médio do Vitória, foi o único jogador fora do eixo Benfica–FC Porto–Sporting a integrar o Melhor Onze da I Liga 2024/25, quebrando o domínio habitual dos chamados “três grandes” na votação promovida pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Junho 7, 2025
Guimarães deu esta sexta-feira, 6 de junho, mais um passo no caminho da sustentabilidade ao assinar, com a Direção-Geral do Ambiente da União Europeia, a Carta de Intenções no âmbito da Capital Verde Europeia 2026.
Junho 7, 2025
O Vitória volta a marcar presença na Seleção Nacional de Polo Aquático, desta vez no Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa de 2025, que decorre entre segunda-feira, dia 9, e 11 de junho, em Malta.