Serviço de Proteção Civil alerta para precipitação forte nas próximas horas
De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), refere a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, é expectável a partir da tarde de hoje, 04 de novembro, uma mudança gradual das condições meteorológicas, com a ocorrência de precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, na generalidade do território nacional.
Esta previsão, segundo o IPMA, “não está relacionada diretamente com tempestade PATTY, cujos efeitos se deverão cingir ao arquipélago dos Açores e às zonas marítimas de responsabilidade nacional”.
Segundo o serviço nacional de metereologia, a tempestade subtropical PATTY, deverá passar a depressão pós tropical e, durante a sua trajetória, perderá as suas características subtropicais, com o seu remanescente a ficar próximo do continente nesta terça-feira, dia 05. A precipitação que está prevista para o continente nesta segunda-feira, é devida a uma “ondulação frontal de atividade moderada a forte”.
Perante esta previsão, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recorda que um eventual impacto de precipitação forte pode ser minimizado, sobretudo através da “adoção de comportamentos adequados”, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:
Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias; Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, e estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 5, 2024
Tiago Castro calou a mágoa e a revolta durante cinco anos. Na verdade, tentou não alimentar um assunto que o mói, que o incomoda, e que o vai acompanhar ao longo da vida.
Dezembro 5, 2024
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) refere que tem recebido denúncias sobre o funcionamento do serviço de Finanças de Guimarães.
Dezembro 5, 2024
A agenda da próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal de Guimarães está agendada para dia 13 de dezembro, no Auditório da Universidade do Minho.