SINISTRALIDADE NAS ESTRADAS EM GUIMARÃES REDUZIU E TEM FEITO MENOS VÍTIMAS

 

A sinistralidade na estrada tem vindo a diminuir em Guimarães. Os dados referentes a 2017, atualizados já em junho deste ano, dão conta de uma redução do número de acidentes, bem como de feridos e mortos em acidentes de viação. Também o número de peões atropelados é significativamente mais baixo.

Apesar de o panorama nacional apresentar dados ainda preocupantes, a tendência nos últimos 30 anos tem sido de descida. Contudo, o objetivo passa por continuar a caminhar nesse sentido e sensibilizar os automobilistas para a redução de comportamentos considerados de risco, como condução sob efeito de álcool, excesso de velocidade e uso de telémovel.

No que diz respeito à cidade de Guimarães, apenas se registaram 1.64% dos acidentes de viação com vítimas (feridos e mortos), que decorreram em Portugal Continental no ano de 2017. Lisboa lidera a tabela, com 8.17%, seguindo-se a cidade do Porto, com 3.05%. Em relação ao ano de 1987, primeiro incluído nesta análise, a descida na cidade-berço foi de 73 acidentes.

Já no que diz respeito ao número de feridos e mortos, a descida é mais notória. Em 2017, morreram cinco pessoas na estrada em Guimarães, número bastante inferior às 34 vítimas do primeiro ano da análise. A nível nacional, é igualmente possível verificar uma descida significativa, passando de 2296 mortos para 510. Quanto aos feridos, registaram-se 755 em 2017 nas estradas do concelho, o correspondente a 1.7% da média nacional.

Também decorrente da sinistralidade na estrada, há menos pessoas a serem vítimas de atropelamento e a morrerem em consequência disso mesmo. Em 2017, foram atropelados 92 peões em Guimarães, sendo que desses não se registou qualquer falecimento.

Da parte da Câmara Municipal, iniciativas como a CWAY pretendem contribuir para que, nas passadeiras, a sinistralidade possa chegar a ser nula e, desse modo, ajudar a que os números relativos a acidentes de viação continuem a diminuir.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?