SMS LANÇA A 2.ª EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA DE GUIMARÃES

A Sociedade Martins Sarmento (SMS) apresentou esta quinta-feira, dia 28 de junho, na Sala Emídio Guerreiro, o segundo Concurso de Fotografia “Guimarães – Expedição fotográfica”, Prémio Martins Sarmento.

Depois do sucesso alcançado na 1.ª edição, onde se apresentaram a concurso 72 participantes com um total de 377 fotografias, a SMS decidiu dar continuidade a esse projeto, lançando a “Guimarães – 2ª Expedição Fotográfica”.

Miguel Frazão recorda que a 1.ª lançada em 2016 edição foi pioneira em Guimarães e no país no que toca a fotografias para fins científicos. Já Mariana Gonçalves destacou o facto de o concurso ter “aumentado o espólio da Sociedade Martins Sarmento”.

Em colaboração com o Cineclube de Guimarães, o responsável pela instituição, Carlos Mesquita, referiu que existe uma “dupla motivação” na colaboração deste concurso bienal. “Há, desde logo, uma relação institucional entre a SMS e o Cineclube que dura há muitos anos e há uma ligação da fotografia com Guimarães, ou seja, isto valoriza o que sabemos sobre a cidade”, disse.

As candidaturas têm de ser entregues até dia 31 de outubro, num limite de seis fotografias por concorrente, e conta com prémios que chegam aos mil euros. O concurso é gratuito e está disponível para quem tem uma idade superior aos 16 anos,

O Prémio de Fotografia Martins Sarmento lançado em 2016 tem como objetivo sobretudo o de constituir um processo de recolha e atualização de espólio documental fotográfico, estimulando os fotógrafos, profissionais ou não, a procurarem objetos e visões que a si próprios se identifiquem e que eles próprios identifiquem em Guimarães – todo o concelho –, sem qualquer limitação temática e com preocupação de qualidade, indispensável a que as imagens sejam úteis e interessantes. Será uma vez mais uma oportunidade de homenagear Francisco Martins Sarmento (1833-1899) como pioneiro da fotografia.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?