Sociedade Martins Sarmento assinala centenário de Mário Soares
Para assinalar esta data marcante, a Fundação Mário Soares e Maria Barroso organiza, em parceria com a Sociedade Martins Sarmento, uma série de iniciativas evocativas na cidade de Guimarães.

As comemorações do centenário do nascimento de Mário Soares assinalam um momento de memória, reflexão e reconhecimento da importância de uma das figuras centrais da história contemporânea de Portugal. A vida de Mário Soares é indissociável da luta pela liberdade e pela democracia, pela sua conquista, defesa e consolidação após a Revolução de 25 de Abril de 1974.
O programa tem início com a inauguração da exposição “MÁRIO SOARES: 100 ANOS”, às 18h00 na Galeria de Exposições da Sociedade Martins Sarmento, oferecendo ao público um olhar sobre o percurso de vida, político e intelectual, de uma figura incontornável do Portugal democrático.
Logo de seguida, às 18h30 no Salão Nobre da mesma instituição, realiza-se a conferência “Atualidade de Mário Soares, um século após o seu nascimento, meio século após o 25 de Abril”, com o jornalista e ensaísta Joaquim Vieira, autor da biografia “Mário Soares: Uma Vida”. Nesta conversa, propõe-se uma análise do legado de Soares e da sua relevância no presente, debatendo se os valores e ideias que defendeu ao longo de décadas mantêm pertinência no contexto político atual.
Estas iniciativas não são apenas um tributo ao homem que marcou o século XX português, mas também um convite à reflexão sobre a democracia, os seus fundamentos e os desafios do futuro.
Mário Soares faria 100 anos em 2025.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 2, 2025
O Moreirense saiu derrotado esta sexta-feira, 02 de maio, na visita ao Estádio do Dragão, por 3-1, num jogo marcado por alguma contestação nas bancadas portistas após uma primeira parte apagada do FC Porto, orientado por Martín Anselmi.
Maio 2, 2025
O Clube Desportivo Xico Andebol vai realizar, no próximo dia 07 de maio, às 18h30, no Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães, a palestra/debate “Ética e Inclusão no Desporto: do Campo ao Coração da Comunidade”.
Maio 2, 2025
Conquistadores vão representar Portugal no Torneio Internacional de Lagoa.