Supercomputador vai para edifício que era da Farfetch
Supercomputador, Deucalion, que se foi anunciado para ser instalado no Parque de Ciência e Tecnologia, irá ocupar um edifício onde a Farfetch tinha escritórios.
Supercomputador, Deucalion, que se foi anunciado para ser instalado no Parque de Ciência e Tecnologia, irá ocupar um edifício onde a Farfetch tinha escritórios. A empresa tem vindo a transferir funcionários da sua base original em Guimarães para instalações em Matosinhos e na avenida do Boavista, no Porto, por isso tem espaços desocupados no Avepark.
O memorando de entendimento entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Minho, para a instalação, em Guimarães de centro de computação avançada – Minho Advanced Computing Center (MACC) – vai ser levado à próxima reunião do executivo camarário vimaranense, na segunda-feira, dia 21, para discussão.
Neste memorando que agora será posto à consideração da vereação, a Câmara Municipal de Guimarães, compromete-se a adquirir o lote 15 do Avepark, incluindo o imóvel que ali existe. Este é um edifício albergou escritórios da Farfetch, sendo composto por dois pisos com 1.344 metros quadrados cada e um piso subterrâneo, inicialmente projetado para servir como data center. Pode ser esta particularidade que o torna o edifício interessante para instalar o Deucalion.
O memorando entre CMG, a FCT e a UMinho, não menciona valores, contudo, o imóvel está anunciado nas imobiliárias por valores entre 1 milhão e 800 mil euros e 1 milhão e 950 mil euros. Além deste edifício a Câmara de Guimarães deve ceder também o lote 18, do qual é proprietária, “nos termos e mediante um valor a acordar entre as partes”.
O Deucalion é capaz de realizar 10 mil biliões de operações por segundo. O supercomputador tem uma massa de aproximadamente 26 toneladas e uma dissipação de 1,7 megawatts de potência elétrica. Por outras palavras, vai precisar de condições especialmente adaptadas para a sua instalação e operação.
“A instalação deste supercomputador contribuirá decisivamente para a participação de Portugal em atividades de ciência e inovação de excelência, que envolvam processos de cálculo e tratamento de dados muito exigentes”, lê-se no memorando tripartido que irá à reunião de Câmara.
A Universidade do Minho fica responsável pela elaboração e apresentação da candidatura ao concurso de financiamento ao Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT) do Programa Operacional Regional do Norte 2020.
O prazo para a apresentação das candidaturas ao SAICT terminou no dia 30 de outubro e, segundo o Aviso para Apresentação de Candidaturas ao SAICT/2020, a decisão fundamentada sobre as candidaturas é proferida pela Autoridade de Gestão do Norte 2020 no prazo de 60 dias úteis, o que aponta para os últimos dias de janeiro de 2021.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 17, 2024
Na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, pelas 22h00, no Polidesportivo das Taipas, decorrerá o último concerto da temporada cultural dos Banhos Velhos.
Setembro 17, 2024
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a nave principal do campus de Azurém, em Guimarães, recebe quatro dezenas de spin-offs, start-ups e interfaces nas áreas de engenharia, tecnologia e design, além de palestras, elevator pitches e momentos para novas colaborações e oportunidades de negócio. A iniciativa chama-se “Inovar & Empreender” e tem entrada livre para o público em geral.
Setembro 17, 2024
O Comando Territorial de Braga, através do Posto Territorial da Póvoa de Lanhoso, deteve no domingo um homem de 48 anos por incêndio florestal na freguesia de Serzedelo, no concelho da Póvoa de Lanhoso. O detido, e suspeito da autoria de outros incêndios na zona envolvente, será presente no Tribunal Judicial da Póvoa de Lanhoso nesta terça-feira, dia 17 de setembro, para a aplicação das medidas tidas por adequadas.