Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia das Taipas, que se prepara para concluir o seu último mandato, protagonizou um discurso com tom de balanço e despedida, sublinhando a transformação da freguesia ao longo dos últimos anos e destacando o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, especialmente da vereadora Sofia Ferreira. “A Junta e esta comunidade têm de estar particularmente gratas à senhora vereadora Sofia Ferreira, que ultrapassou largamente as suas obrigações. Trabalhámos juntos não só nas matérias dos espaços verdes, mas também no urbanismo e nas obras públicas”, afirmou o autarca, referindo ainda as raízes pessoais da vereadora no território taipense.

© Helena Lopes/Mais Guimarães
Luís Soares aproveitou a ocasião para sublinhar o “respeito institucional” mantido com o presidente da Câmara, Domingos Bragança, mesmo em momentos de desacordo: “Nem sempre foram rosas, houve momentos de tensão, mas sempre houve respeito mútuo e foco no interesse das pessoas”, disse, realçando que os investimentos feitos na vila nos últimos 12 anos “repararam um sentimento de injustiça acumulado ao longo de três décadas”.
O presidente da Junta destacou ainda o Parque das Levadas como símbolo dessa colaboração entre autarquias: “Gostava que este parque fosse o ponto zero da nossa ecovia. Um projeto transformador que acrescenta território e vida à comunidade, devolvendo às pessoas o contacto com a natureza”. Na cerimónia, Domingos Bragança reconheceu o papel da Junta e da comunidade taipense no desenvolvimento da freguesia e elogiou o trabalho técnico e político de Sofia Ferreira. “Admito um amor especial à vila das Taipas por parte da vereadora, pelas raízes familiares e dedicação demonstrada. O resultado está à vista de todos”, afirmou o autarca, que também termina funções este ano.

© Helena Lopes/Mais Guimarães
Sobre o Parque das Levadas, o presidente da Câmara enalteceu o seu valor ambiental e urbano: “É um legado excecional que deixamos para o futuro, tratando o património natural com respeito e devolvendo os rios à fruição pública, num modelo de desenvolvimento sustentável”.
As comemorações encerraram com uma Sessão Solene da Assembleia de Freguesia, no Auditório Mário Rodrigues da Escola Básica das Taipas, onde foi evocada a importância da efeméride.