Teatro Oficina lança open calls para acolher e promover propostas artísticas no território vimaranense e nacional

Open Calls para "Criação Crítica", "Encontros de Dramaturgia", "Bolsas de Criação – Dramaturgia" e "Audição para a nova criação do Teatro Oficina" abrem a 22 de fevereiro.

mickael-oliveira-Barra-+G-10-anos

Com Mickaël de Oliveira como diretor artístico convidado da companhia no biénio 2023-2024, o Teatro Oficina prossegue e intensifica o caminho de fortalecimento do território. Surgem agora quatro open calls dirigidas a artistas/criadores consolidados e emergentes, escritores e estruturas em artes performativas, dramaturgos e estruturas de criação, interessados em abraçar as oportunidades que irão emergir nos próximos meses, com frutos que provavelmente se farão sentir ao longo de um caminho bem mais extenso e profícuo.

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães

As open calls de “Criação Crítica”, “Encontros de Dramaturgia”, “Bolsas de Criação – Dramaturgia” e “Audição para a nova criação do Teatro Oficina – Ensaio Técnico” ficam disponíveis já a partir do dia 22 de fevereiro e têm por objetivo acolher e conhecer a diversidade de propostas artísticas no território vimaranense e nacional, dando a conhecer às suas comunidades artísticas, com mais detalhe, as especificidades dos programas e a casa da criação que é o Teatro Oficina (TO), baseado nas instalações do Espaço Oficina.

A open call referente à “Criação Crítica” decorre de 22 de fevereiro a 10 de março e tem como missão apoiar criadores vimaranenses e de todo o território nacional, acolhendo propostas para o desenvolvimento de um projeto artístico no âmbito das artes performativas, sendo vocacionado principalmente para estruturas de criação e criadores emergentes na área do teatro.  

O programa privilegia, no âmbito do acolhimento, duas fases distintas no trabalho artístico. Uma primeira dedicada ao desenvolvimento teórico, dramatúrgico e textual do projeto, e uma segunda concentrada nos desafios técnicos e artísticos da sua apresentação pública. Uma outra fase, as residências artísticas, oferecerão a possibilidade de acolher uma equipa e o seu objeto artístico, apoiando-o técnica e dramaturgicamente, com técnicos especializados d’A Oficina e dramaturgistas convidados pelo TO.

Já no que toca às “Bolsas de Criação – Dramaturgia”, a respetiva open call desenrola-se até 17 de março e o programa visa estimular a escrita original para palco acolhendo propostas para o desenvolvimento de um texto literário, no âmbito de um espetáculo teatral ou em artes performativas, sendo vocacionado para escritores e estruturas de criação que queiram fomentar a produção de nova dramaturgia portuguesa nos seus projetos, contribuindo para a renovação dos repertórios.

A terceira open call agora lançada aponta para a primeira edição dos “Encontros de Dramaturgia” e permanece aberta também até 17 de março, visando acolher participantes com percurso artístico e literário consolidado ou em vias de consolidação, ou que tenham ainda uma atividade laboral relacionada com a literatura e que procurem integrar um processo de criação textual de um dramaturgo convidado pelo TO, bem como, opcionalmente, apresentar um projeto de escrita da sua autoria, para partilhar com o orientador e demais participantes.

Este projeto procura criar um lugar de encontro entre um dramaturgo convidado pelo TO e outros participantes interessados, convocados via open call. O dramaturgo convidado será desafiado a orientar sessões organizadas à volta de um projeto textual seu, em desenvolvimento, partilhando criticamente com os demais autores que podem, por sua vez, pôr na mesa os seus próprios trabalhos literários e artísticos. “Encontros de dramaturgia” desdobrar-se-á em duas edições, encabeçadas por Patrícia Portela e Rui Pina Coelho, como dramaturgos convidados a desenvolver um trabalho literário seu, com o olhar de parceiros, autores e curiosos, chamados a participar.

Por último, abre-se agora a open call em formato de audição para a contratação de um(a) intérprete de teatro, entre os 25 e os 55 anos, para integrar “Ensaio técnico”, a primeira criação de Mickaël de Oliveira para o Teatro Oficina. A nova criação é inspirada no próprio pressuposto do novo projeto artístico para a companhia, que privilegia a criação artística nos seus processos de partilha. 

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS