TetrAcord’Ensemble homenageia mulheres do Vale do Ave com espetáculo “Quem Tem Medo da Flor do Campo?”

"Quem Tem Medo da Flor do Campo?", uma criação do TetrAcord'Ensemble que presta tributo a três mulheres marcantes do Vale do Ave: Rosa Martelona, Virgínia de Moura e Rosinda Teixeira. Este projeto integra o programa do Abril com Cantigas do Maio, promovido pelo Município de Guimarães.

© TetrAcord’Ensemble

O espetáculo entrelaça as histórias destas mulheres que, em diferentes contextos históricos, enfrentaram sistemas opressores. Rosa Martelona, operária têxtil, destacou-se pela sua coragem ao confrontar a direção de uma fábrica por melhores condições de trabalho. Virgínia de Moura foi uma figura proeminente na resistência antifascista portuguesa, enfrentando perseguições e prisões. Rosinda Teixeira perdeu a vida num atentado à bomba em 1976, vítima da violência política pós-revolucionária.

O TetrAcord’Ensemble, formado em 2016 em Guimarães, é composto por Sandra Azevedo (soprano), Marisa Oliveira (contralto), Leonel Gomes (tenor), Guilherme Moreira (baixo) e Simão Neto (piano). Conhecido pela sua versatilidade e irreverência na escolha de repertório, o grupo tem participado em diversos festivais e eventos culturais a nível nacional e internacional.

A apresentação de “Quem Tem Medo da Flor do Campo?” é gratuita e aberta ao público, com início às 21h30, no Teatro Jordão.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS