Têxteis dão sinais de retoma

A balança comercial teve um saldo positivo de 606 milhões de euros.

barra_têxtil

Em abril de 2021, as exportações do setor Têxtil e Vestuário registaram, um aumento de 5,3% face a abril de 2019 , com um valor exportado de 451 milhões de euros.

Foto: DR

Todavia, em termos acumulados, o primeiro quadrimestre deste ano regista ainda uma taxa de evolução negativa (-0,9%), quando comparado com o mesmo período de 2019.

Têxteis lar e vestuário em malha lideram a retoma

Numa análise detalhada por produto, e comparando com o período pré-crise, os produtos que registaram melhores desempenhos neste primeiro quadrimestre foram:

  • Outros artigos têxteis confecionados (com um acréscimo de 61 milhões de euros; +31%), em particular, roupas de cama, mesa, toucador ou cozinha, de qualquer matéria têxtil, com um aumento de 35 milhões de euros, ou seja +23%;
  • Vestuário de malha (com um acréscimo de 36 milhões de euros; +5%), em particular, camisolas e pulôveres, cardigãs, coletes e artigos semelhantes, de malha, com um acréscimo de 22 milhões de euros, ou seja +16%.

O vestuário em tecido, neste período e comparando com 2019, registou uma quebra de 28%, com menos 94 milhões de euros exportados.

Em termos de destinos, destaque para as exportações com destino à França que, neste primeiro quadrimestre do ano, assinalaram um aumento de 31 milhões de euros (+13%), quando comparado com o mesmo período de 2019, e com destino aos EUA, com uma subida de 19% equivalente a mais 21 milhões de euros. Alemanha e Dinamarca registaram ambos um acréscimo superior a 11 milhões de euros no período em análise.

As exportações para Espanha continuam em destaque pela negativa com um decréscimo de 102 milhões de euros no período em análise, equivalente a -19%, comparando com 2019.

As importações de têxteis e vestuário no primeiro quadrimestre de 2021, no valor de 1.157 milhões de euros, assinalaram uma quebra de cerca de 20%, comparando com 2019.

A balança comercial do sector no período em causa registou um saldo positivo de 606 milhões de euros.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES