THE GUARDIAN DESTACA GUIMARÃES, UMA DAS “CAPITAIS DA CULTURA QUE MERECE UMA VISITA”
Para além do centro histórico, a mesma fonte salienta o teleférico da Penha e o facto da cidade estar perto de outros locais de interesse, como Braga e Porto.

Guimarães foi capital europeia da cultura em 2012. O programa, criado em 1985, já distingui mais de 60 cidades

O jornal britânico The Guardian elencou dez capitais culturais mais pequenas que merecem uma visita e incluiu a cidade de Guimarães. “Não são apenas as grandes cidades europeias que beneficiam do prémio, muitos outros destinos receberam um impulso cultural ao longo dos 35 anos do projecto”, ressalva o jornal de referência, que coloca a cidade-berço ao ao lado de locais como Slamanca (Espanha), Linz (Áustria) ou Bergen (Noruega).
“O seu bem preservado centro medieval é um emaranhado de ruas e praças da UNESCO, e existem igrejas, um palácio do século XV e um castelo com mais de mil anos para visitar”, destaca o jornal. Para além do património, merecem também destaque os espaços dedicados à cultura, nomeadamente a Plataforma das Artes e Criatividade.
Para além do centro histórico, a mesma fonte salienta o teleférico da Penha e o facto da cidade estar perto de outros locais de interesse, como Braga e Porto.
Guimarães foi capital europeia da cultura em 2012. O programa Capital Europeia da Cultura, criado em 1985, já distingui mais de 60 cidades
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 17, 2025
António Miguel Cardoso marcou presença na apresentação da candidatura de Reinaldo Teixeira à presidência da Liga e explicou as razões que levam o Vitória de Guimarães a apoiar esta candidatura do antigo presidente da AF do Algarve.
Março 17, 2025
No passado dia 15 de março, a Guimarães [IN]volve realizou o evento "Desconstruindo Preconceitos: Diálogo sobre Religião e Inclusão", no âmbito do Dia Internacional de Luta Contra a Islamofobia. A iniciativa reuniu especialistas, líderes religiosos e membros da comunidade para um debate essencial sobre diversidade religiosa, combate à intolerância e construção de sociedades mais inclusivas.
Março 17, 2025
Sara Ferreira voltou a brilhar por Portugal, naquela que foi a sua segunda internacionalização.