Torre da Alfândega requalificada oferece uma nova perspetiva sobre a cidade
Neste domingo e segunda-feira, até ao final das Festas da Cidade e Gualterianas, a Torre da Alfândega pode ser visitada entre as 10h00 e as 00h00. A partir de terça-feira, das 10h00 às 18h00.
A Torre da Alfândega, um dos mais emblemáticos monumentos de Guimarães, abriu na noite deste sábado, 03 de agosto, ao público após período de requalificação.
Durante as Festas da Cidade e Gualterianas, que decorrem até esta segunda-feira, a Torre da Alfândega estará aberta das 10h00 às 00h00, proporcionando a todos os visitantes uma oportunidade de apreciarem a nova perspetiva sobre a cidade.
A partir de terça-feira, a Torre da Alfândega terá um horário de funcionamento das 10h00 às 18h00, mantendo-se aberta para visitação durante os próximos meses.
A requalificação do espaço incluiu não só a restauração física do monumento, mas também a preparação para a instalação de conteúdos museológicos. Estes conteúdos terão como base o trabalho arqueológico realizado durante a empreitada e resultarão na criação do Centro Interpretativo, que ficará sediado na própria Torre da Alfândega, e que será desenvolvido ao longo dos próximos meses.
Esta intervenção “preserva o património histórico de Guimarães e valoriza a experiência cultural dos visitantes, especificamente das muralhas da cidade, relevando a importância deste monumento nacional no legado histórico da cidade berço de Portugal e da inscrição simbólica no pano da muralha: Aqui Nasceu Portugal”, destaca o município.
Em setembro de 2022, o município adjudicou a obra à Construções F.M. Magalhães, Lda, pelo valor de 1 milhão e 441 milhões de euros, com prazo de execução de um ano. A requalificação da torre, que esteve para ser inaugurada a 24 de junho, dia Um de Portugal, foi entretanto alvo de “trabalhos complementares” no valor de 79.750 euros.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 19, 2024
Na antecâmara das comemorações do 102.º aniversário, o Vitória Sport Clube quer vestir a cidade de preto e branco e espalhar o símbolo do clube pelas varandas de Guimarães. Para isso, está a levar a cabo uma campanha que se estende pelo concelho.
Setembro 19, 2024
Helena Machado, investigadora vimaranense, ganha financiamento de 2.4 milhões de euros para desenvolver investigação os próximos cinco anos.
Setembro 19, 2024
A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia - vai fazer a apresentação pública do Relatório do Estado da Mobilidade Urbana em Guimarães, no próximo sábado, 21 de setembro, pelas 18h00, na sede da União de Freguesias da Cidade, situada no Centro Comercial S. Francisco.