
Os trabalhadores da autarquia vão poder utilizar bicicletas elétricas, através de um sistema de partilha. O regulamento interno para a utilização das mesmas foi esta segunda-feira aprovado em reunião municipal.
A aquisição de 20 bicicletas elétricas, que serão disponibilizadas aos trabalhadores da autarquia, foi comparticipada no âmbito do programa “EduMove-te: Educar para a mobilidade sustentável”, do Fundo Ambiental e ENEA2020 – Estratégia Nacional de Educação Ambiental.
A ideia é “sensibilizar os trabalhadores do Município para a adoção de práticas ambientalmente mais sustentáveis, durante o horário de trabalho”, segundo a autarquia. Nesse sentido a ideia surge para “fomentar, em regime de partilha, a sua utilização nas respetivas deslocações trabalho-casa-trabalho, promovendo a sua difusão noutros contextos e a indução de boas práticas e iniciativas que sensibilizam para o seu uso”.
A disponibilização das bicicletas elétricas constitui uma nova etapa na sensibilização da comunidade, segundo a Câmara, por forma a integrar este velocípede como uma alternativa na mobilidade urbana.
A ideia é, no futuro, com uma nova candidatura, chegar às 50 bicicletas elétricas, segundo a vereadora do ambiente, Sofia Ferreira. “é uma boa ideia para sermos indutores destas práticas”, elogiou o autarca Domingos Bragança.