“Transição Digital e Políticas Públicas de Base Territorial” foram tema na Plataforma das Artes

Conferência decorreu na Sala de Conferências da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães

conferencia

Decorreu nesta manhã de segunda-feira, na Sala de Conferências da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, a apresentação do Programa “A Transição Digital e as Políticas Públicas de Base Territorial”, realizado no âmbito da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do AVE 2030 e Capacitação de atores Regionais, inserida no Eixo 1 – Coordenação, Gestão, Monitorização e Auditoria do POAT.

Segundo Elisa Pérez Babo, representante da Quaternaire Portugal, os três objetivos gerais da conferência pretendiam incidir sobre três objetivos principais: cybersegurança, formação de competências avançadas e capacidades digitais.

Ao longo da sessão, António Gaspar, representante da INESC TEC, e Paulo Novais, professor da Universidade do Minho, abordaram várias temáticas relacionadas com a transição digital que, segundo o engenheiro António Gaspar deve ocorrer em três dimensões (tecnologia, processos e pessoas) e que foi ainda acelerada vários fatores, principalmente pela pandemia Covid-19 e pela Guerra na Ucrânia que “temporariamente criou um período de grande instabilidade no fornecimento energético, com preços anormalmente elevados”.

A parte final da sessão ficou destinada para a plateia esclarecer dúvidas e colocar questões aos palestrantes sobre a temática central da conferência. Estava ainda prevista a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães que não pôde comparecer.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS